A Polícia Científica reconstrói o acidente com um trem em Santiago de Compostela
Uma reconstrução infográfica mostra o descarrilamento do último dia 24 de julho que deixou 79 pessoas mortas no noroeste da Espanha
A Polícia Científica contribuiu com as investigações do acidente do trem Alvia, em Santiago de Compostela (noroeste da Espanha) com uma reconstrução realizada por seu departamento de infografia forense. O descarrilamento, ocorrido no último dia 24 de julho, deixou 79 pessoas mortas.
A reconstrução foi feita com algumas imagens até então inéditas das câmeras de segurança que ficam ao longo da linha Ourense-Santiago, mas reconstrói apenas a saída do trem envolvido no acidente da estação ourensana e os últimos dois minutos da viagem, desde o momento em que o maquinista, Francisco José Garzón, recebe o telefonema do controlador do trem que supostamente provocou sua distração e fez com que se esquecesse de frear a tempo.
A reconstrução é aproximada, já que algumas imagens estão reduzidas e não coincidem temporariamente com os sons e atividades registrados pela caixa preta do trem. A reconstrução também justapõe imagens sobre uma mesma cena, como a aproximação do Alvia à curva de Angrois, que originalmente seria captadas por várias câmeras de forma simultânea.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.