Seleccione Edição
Login

Por dentro da Stasi

Simon Menner publica em 'Top Secret' uma seleção de fotos dos arquivos secretos da Stasi, o serviço de inteligência da antiga República Democrática Alemã

  • Para matar o tédio entre uma foto e outra dos suspeitos, este agente da Stasi se imortalizou em um auto-retrato. Estas imagens também terminavam nos insaciáveis arquivos da temida polícia política da RDA, de onde Simon Menner resgatou as fotos para seu novo livro ‘Top Secret’.
    1Para matar o tédio entre uma foto e outra dos suspeitos, este agente da Stasi se imortalizou em um auto-retrato. Estas imagens também terminavam nos insaciáveis arquivos da temida polícia política da RDA, de onde Simon Menner resgatou as fotos para seu novo livro ‘Top Secret’.
  • Os agentes registravam os quartos dos jovens para analisar o grau de simpatia pró-ocidente.
    2Os agentes registravam os quartos dos jovens para analisar o grau de simpatia pró-ocidente.
  • Os espiões se disfarçavam de estrangeiros para passar desapercebidos nos locais turísticos. Mochilas, sandálias, sacolas de plástico, câmeras de foto... Valia de tudo para se transformar.
    3Os espiões se disfarçavam de estrangeiros para passar desapercebidos nos locais turísticos. Mochilas, sandálias, sacolas de plástico, câmeras de foto... Valia de tudo para se transformar.
  • A Stasi costumava entrar em casas particulares quando os inquilinos não estavam para fazer batidas. Os agentes, antes de remover qualquer coisa, tiravam uma foto com sua Polaroid dos locais e coisas que iam registrar, para colocar tudo como estava antes.
    4A Stasi costumava entrar em casas particulares quando os inquilinos não estavam para fazer batidas. Os agentes, antes de remover qualquer coisa, tiravam uma foto com sua Polaroid dos locais e coisas que iam registrar, para colocar tudo como estava antes.
  • Nos seminários, os monitores mostravam aos agentes diferentes maneiras de disfarçar-se para que passassem imperceptíveis.
    5Nos seminários, os monitores mostravam aos agentes diferentes maneiras de disfarçar-se para que passassem imperceptíveis.
  • Os agentes aprendiam a usar perucas, bigodes, óculos e uma infinidade de elementos para que se deslocassem discretamente entre a população mais facilmente.
    6Os agentes aprendiam a usar perucas, bigodes, óculos e uma infinidade de elementos para que se deslocassem discretamente entre a população mais facilmente.
  • Esta imagem está incluída no denominado "Catálogo de máscaras", que dividia os disfarces segundo as profissões. Com este mostruário, tentavam simplificar a escolha do disfarce para a cada missão.
    7Esta imagem está incluída no denominado "Catálogo de máscaras", que dividia os disfarces segundo as profissões. Com este mostruário, tentavam simplificar a escolha do disfarce para a cada missão.
  • Um alto servidor público deu esta festa nos quartéis do Ministério de Segurança do Estado. Os convidados, agentes da Stasi, vão disfarçados de seus teóricos objetivos: militantes pacifistas, esportistas de elite ou membros da Igreja.
    8Um alto servidor público deu esta festa nos quartéis do Ministério de Segurança do Estado. Os convidados, agentes da Stasi, vão disfarçados de seus teóricos objetivos: militantes pacifistas, esportistas de elite ou membros da Igreja.
  • Um espião vai disfarçado de dissidente pacifista, enfeitado com símbolos mal vistos pelo regime comunista, como a que leva no chapéu, “espadas em arados”.
    9Um espião vai disfarçado de dissidente pacifista, enfeitado com símbolos mal vistos pelo regime comunista, como a que leva no chapéu, “espadas em arados”.
  • Os agentes aprendiam a mandar mensagens secretas através de sinais. Não é possível averiguar o que significam os sinais separadamente.
    10Os agentes aprendiam a mandar mensagens secretas através de sinais. Não é possível averiguar o que significam os sinais separadamente.

MAIS INFORMAÇÕES