Twitter perde tanto quanto ganha

A rede perdeu 645 milhões de dólares e suas receitas trimestrais foram de 665 milhões

sede de Twitter em San Francisco, Califórnia (EUA)
sede de Twitter em San Francisco, Califórnia (EUA)JUSTIN SULLIVAN / AFP

Primeiros resultados trimestrais do Twitter desde que é uma empresa com ações em Bolsa e uma pergunta por responder: Está sobrevalorizada? Pela reação inicial de Wall Street ao digerir os dados, parece que sim. O microblogue encerrou o exercício com um volume de negócios de 665 milhões de dólares (1,6 milhão de reais). Isso representa um incremento de 110% em relação a 2012. No entanto, a empresa perdeu 645 milhões de dólares (1,55 milhão de reais), ou seja, quase tudo o que entrou. O negativo disparou em relação aos 34 milhões do exercício anterior. Depois de publicar suas contas, suas ações despencaram.

Nos primeiros minutos depois da publicação dos resultados, as ações subiram 7%. No entanto, em seguida passaram ao negativo até caírem 13% porque o Twitter não atingiu as metas em número de usuários ativos, que agora são 241 milhões. Isso representa um aumento de 30% no ano, mas somente 4% entre trimestres. Essa freada é precisamente o que alerta os analistas. Desse total, 182 milhões acessaram o serviço por meio de dispositivos móveis – neste caso, 37% mais do que em 2012.

O Twitter estreou na Bolsa de Nova York há três meses. O preço de lançamento da ação foi fixado em 26 dólares. No primeiro dia as ações da plataforma de mensagens dobraram de valor. Antes de publicar os últimos resultados elas passaram a 66 dólares a unidade (cerca de 158 reais), embora o preço máximo pago tenha chegado a encostar nos 75 dólares há alguns dias. Depois da publicação do balanço anual, ficou abaixo dos 60 dólares.

Agora o Twitter terá de provar aos investidores que é uma empresa que não apenas cresce, mas também pode gerar dividendos de um modo sustentável. Dick Costolo, o CEO da empresa, avalia, porém, que a pontocom encerrou o ano com um sólido rendimento. Ele atribui as perdas às medidas que está implementando para continuar ampliando o serviço e melhorar as condições para os usuários