José Emilio Pacheco está hospitalizado
O poeta mexicano, ganhador do Prêmio Cervantes 2009, foi internado às pressas em um hospital da Cidade do México
O poeta José Emilio Pacheco (Cidade do México, 1939) foi hospitalizado neste sábado, segundo informou o Instituto Nacional de Belas Artes. O ganhador do Prêmio Cervantes 2009 foi internado às pressas no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán.
Neste domingo pela manhã, sua filha Laura Emilia Pacheco, também escritora, explicou ao diário local Reforma que seu pai passara a noite estável e que ao longo deste domingo darão detalhes mais precisos da situação.
Em um primeiro momento, durante o sábado, seus parentes atribuíram o motivo da internação a uma pancada na cabeça, mas ao longo da tarde de ontem o editor das revista Letras Livres, Fernando García Ramírez, assinalava que tal acidente não existiu. "Não, não foi uma queda. Ele simplesmente dormiu e não acordou", assegurou em declarações publicadas pela imprensa mexicana.
Ganhador do prêmio Reina Sofia de poesia ibero-americana em 2009, Pacheco é um dos autores mexicanos vivos mais prestigiados. É um dos cinco escritores de seu país que ganharam o Prêmio Cervantes. Os outros foram Octavio Paz, Sérgio Pitol, Carlos Fuentes e neste ano, Elena Poniatowska. No dia em que soube da notícia do prêmio, não consegui comer até o final da tarde, devido aos numerosos telefonemas que recebeu.
Considerado representante da chamada Geração dos anos cinquenta, na qual se inclui também autores como Carlos Monsiváis, Salvador Elizondo ou Sérgio Pitol, Pacheco abarcou diferentes gêneros (colunas na imprensa, ensaios, romances -Morrerá longe ou As batalhas no deserto-, contos infantis...) mas sua área principal foi a poesia. O volume Tarde ou cedo, editado pelo mexicano Fundo de Cultura Econômica, compila sua obra poética de 1958 ao ano 2000.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.