Informação global para um mundo global

'The WorldPost' nasce hoje com o propósito de dar voz à elite política e empresarial sem perder um ápice do DNA que definiu a 'The Huffington Post'

Arianna Huffington na redação de EL PAÍS, em Madri
Arianna Huffington na redação de EL PAÍS, em MadriCLAUDIO ÁLVAREZ

Informação global para um mundo global. The Huffington Post lança nesta quarta-feira 'The WorldPost', uma renovada editoria Internacional com novas vozes e um olhar analítico sobre o que acontece em cada canto do mundo.

A iniciativa, que não tem comparação no mundo digital, foi levada a cabo graças à aliança entre o Instituto de Governança dirigido pelo investidor e filantropo Nicolas Berggruen e Arianna Huffington, fundadora de The Huffington Post.

'The WorldPost' substituirá à atual editoria 'World' da edição norte-americana, mas não se perderá a  identidade da editoria do diário digital: notícias e artigos originais para saber (e compreender) a atualidade internacional.

'The WorldPost', cuja estreia coincide com a comemoração do Fórum de Davos, contará com as opiniões de figuras tão relevantes da política atual como o presidente dos EUA, Barack Obama, ou a chanceler alemã, Angela Merkel. Mas não será tudo política. Também contarão com um espaço o filantropo e fundador da Microsoft, Bill Gates, o Dalai Lama ou o dono da companhia Virgin, Richard Branson.

O propósito do novo site consiste em dar voz à elite política e empresarial sem perder o DNA que definiu The Huffington Post desde sua criação: dar voz a pessoas não tão conhecidas que têm muitas coisas interessantes que contar. Não é o rosto, é o que se diz. “Pode ter todos estes chefes de Estado e empresários escrevendo justo ao lado de um desempregado espanhol ou um estudante brasileiro. O grande coração de The Huffington Post é que não há hierarquias”, aponta Arianna Huffington. “Tem que começar por algum lugar. Muita desta gente é conhecida. Por outro lado, haverá muitas vozes desconhecidas, vozes jovens e de lugares que não são tão óbvios", aponta por sua vez Berggruen.

Nathan Gardels, um dos principais assessores de Berggruen, será o editor chefe de 'The WorldPost', e Peter Goodman será o diretor executivo.

O conselho editorial de 'The WorldPost' estará formado, entre outros, por Juan Luis Cebrián, presidente do Grupo PRISA, Eric Schmitd, presidente executivo de Google, e Pierre Omidyar, fundador do portal de comércio eletrônico eBay.

Arquivado Em: