O Barça bate em um osso duro
A coragem do Levante, que já havia feito Real Madrid e Atlético sofrerem, neutraliza o talento azulgrana
A imagem da Inter de Mourinho, mas menorzinha, o Levante se defendeu como um tigre e deixou a seco o Barça, que se chocou contra uma barreira. Sob o comando de Juanfran, o agora zagueiro pela esquerda, de 37 anos, um ímã contra os disparos azulgrana. O capitão da equipe granota acabou a partida cambaleante, já sem as caneleiras e nenhuma grama mais de força, mas presumindo ter detido o gigante. 500 milhões de orçamento os separam. Nem sequer Messi com corda total, arrancando quase sempre desde o meio-campo, pôde com a coragem granota, bastante reforçada contra os grandes, a ponto de já fazer amargar Real Madrid e Atlético, que se salvaram por pouco. Adversário duro para o Barça, e na quarta-feira voltará a tê-lo pela frente na Copa.
LEVANTE 1X1 BARCELONA
Levante: Keylor; Vyntra, David Navarro, Juanfran, Niko; P. López, Diop, Simao; Ivanschitz (Sèrgio, 41m do 2º tempo), Rubén (El Adoua, 28m do 2º tempo); e El Zhar (Ángel, 11m do 2º tempo). Não utilizados: Javi Jiménez, Xumetra, P. Ríos, Camarasa.
Barcelona: Víctor Valdés; Montoya, Piqué, Mascherano, Jordi Alba; Busquets, Xavi (Dongou, 39, do 2º tempo), Fàbregas (Sergi Roberto, 28m do 2º tempo); Alexis, Messi e Pedro (Tello, 34m do 2º tempo). Não utilizados: Pinto, Bartra, A. Song, Adriano.
Gols: 1-0. Aos 12 minutos, Vyntra. 1-1. Aos 18 minutos, Piqué.
Árbitro: Del Cerro Grande. Amarelou Mascherano, Ivanschitz, Juanfran.
24.063 espectadores no estádio Ciutat de Valência.
Levante: Keylor; Vyntra, David Navarro, Juanfran, Niko; P. López, Diop, Simao; Ivanschitz (Sèrgio, m. 86), Rubén (O Adoua, m. 73); e El Zhar (Ángel, m. 56). Não utilizados/utilizos: Javi Jiménez, Xumetra, P. Rios, Camarasa.
Barcelona: Víctor Valdés; Montoya, Piqué, Mascherano, Jordi Alba; Busquets, Xavi (Dongou, m. 84), Fàbregas (Sergi Roberto, m. 73); Alexis, Messi e Pedro (Tello, m. 79). Não utilizados/utilizos: Pinto, Bartra, A. Song, Adriano.
Gols: 1-0. M. 12. Vyntra. 1-1. M. 18. Piqué.
Árbitro: Do Cerro Grande. Amonestó a Mascherano, Ivanschitz, Juanfran.
24.063 espetadores no Ciutat de Valencia.
Caparrós não enganou ninguém ao dispor a tropa granota em seu próprio campo, com uma linha de quatro na defesa que na verdade se convertia em uma de cinco, já que o habitualmente lateral-direito, Pedro López, jogava no meio como um 8 muito disposto a ajudar o lateral Vyntra. A partir daí, havia mais duas ordens: velocidade e estratégia. Ao primeiro escanteio, prêmio. Bons “golpeadores” e bons “cabeceadores”, segundo a terminologia de Simeone, brilharam na bola parada. A batida do austríaco Ivanschitz colocou a bola desde o corner na testa do grego Vyntra, que finalizou no segundo pau. Desbancou Fàbregas e Piqué, em mais uma mancha na lenda negra azulgrana no jogo aéreo.
O contratempo não alterou o ritmo de Xavi, empenhado em alargar o campo para entrar pelas alas, tanto quanto Montoya se atropelava ao alcançar a linha de fundo. O capitão azulgrana ajudou na ponta esquerda do gol granota pressionado pela necessidade, com a intenção de devolver o golpe. Seu cruzamento, balanceado e na frente da pequena área, exigia também um arremate bastante preciso. Piqué quase pediu perdão à bola ao pegar de frente, amortecendo o golpe para evitar que fosse para fora. Não foi. Caiu em suave diagonal até a trave contrária, como havia imaginado Piqué.
Xabi sabia que o rival é uma rocha por dentro, mas Pedro e Alexis foram bem anulados
A quantidade e qualidade do futebol de Xavi farão muita falta quando ele não estiver mais. Ele sabia que o Levante é uma rocha por dentro, por isso sua obsessão por abrir para os pontas, Alexis e Pedro, bem anulados por Niko e Vyntra, um zagueiro adaptado para a ocasião com ares de Ivanovic, o sérvio do Chelsea. Houve alguma salvação, como em uma jogada de Pedro dentro da área, quando Vyntra vinha como um búfalo e passou direto. A jogada de mestre de Pedro foi admirada pela torcida atrás deste gol, ainda que fosse principalmente granota. Na primeira meia hora, o time de Caparrós ainda conseguiu sair de sua guarita para dar uma respirada no campo barcelonista, graças principalmente à capacidade de Diop para se desvencilhar no tráfego. Mas o chute de karatê de Juanfran na bola simbolizou a último parte do primeiro tempo. O Levante, asfixiado pela pressão dos rivais, já não podia sair jogando. O estádio Ciutat de València se levantou para se despedir de seus jogadores na saída para o intervalo, orgulhoso do que tinham conseguido. Antes, o público homenageou o capitão Juanfran pelo recorde de 100 partidas pelo Levante na Primeira Liga.
Quando Messi encontrou espaços, Keylor Navas apareceu para frustrá-lo
Alexis só esquentou no começo da segunda etapa. Sem êxito. Desperdiçou uma passe de Fàbregas, um lançamento de 35 metros. E, a seguir, demonstrou honradez ao querer avançar e evitar cair apesar de ter sido tocado por Ivanschitz dentro da área. Caparrós refrescou o ataque ao trocar um falso 9, El Zhar, por outro de verdade, Ángel, ainda que este tenha jogado apenas nesta temporada.
Messi demorou a arrancar. Esta centelha entrou na casa granota não se sabe muito bem por onde, atrás de uma parede. E dali nasceram três chutes à queima-roupa, dois de La Pulga e um de Xavi, defendidos pelos zagueiros e por um Keylor Navas muito ágil para chegar à qualquer rincão do gol. O Barça começou a encontrar espaços para penetrar, mas também pernas de jogadores do Levante que repeliam todos os disparos. Principalmente as de Juanfran. Ao Levante sobraram forças para sair nos contra-ataques por meio do galope inesgotável de Nikos. Ou do chutaço de canhota de Ivanschitz, que fez Valdés voar.
Martino observou sintomas de esgotamento em Fàbregas e o substituiu por Sergi Roberto. Um sem fim de paredes bombardeadas por Messi não encontrou o resultado esperado. E o tempo se esgotava. Tello entrou para ventilar mais pela ponta esquerda. Seu chute enroscado, a cinco minutos do fim, exigiu outro salto prodígio de Keylor Navas. Dongou foi a última bala perdida por Martino.
Uma jogada de Juanfran contra Dongou, que tem metade de sua idade, resumiu o que foi a partida. A coragem e o trabalho granota para se defender contiveram as toneladas de talento azulgrana.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.