_
_
_
_
_

Gravação do acidente de Schumacher não registra que ele tenha ajudado alguém

Os investigadores explicam que o alemão se chocou com uma rocha situada a oito metros da pista

Schumacher, em Madonna dei Campiglio./ Foto: AFP/ Vídeo: REUTERSFoto: reuters_live

Patrick Quincy, promotor da investigação sobre o acidente de Michael Schumacher, deu hoje explicações, em uma coletiva de imprensa em Albertville, sobre as circunstâncias da queda do ex-piloto alemão enquanto esquiava nos Alpes franceses no último 29 de dezembro, e que lhe provocaram um grave traumatismo que o mantém em coma induzido e em estado crítico. Quincy assegurou que os pesquisadores revisaram os dois minutos de imagens gravadas no capacete de Michael Schumacher e que, pelo momento, concluem que Schumacher colidiu com uma rocha situada a oito metros da pista e que ele não ajudou, ao menos segundo as imagens, nenhum amigo durante sua queda, como havia se pensado no início.

O promotor Patrick Quincy, durante a coletiva de imprensa
O promotor Patrick Quincy, durante a coletiva de imprensa
Os pesquisadores não detalham a velocidade e nem falam em uma imprudência de Schumi

“A investigação está avançada”, disse Quincy. “Falamos com testemunhas, com a equipe da estação de esqui, vimos o local do acidente, consultamos especialistas e examinamos a gravação da câmera, sequência por sequência, para tentar ter uma ideia da velocidade e a distância que ele estava da pista. No dia 29 de dezembro, às 11h (horário local), a 2.700 metros na estação de Méribel, Schumacher desce até uma interseção entre duas pistas, segue a pista vermelha e se encontra, de repente, fora das pistas. É um bom esquiador, avança, perde o equilíbrio e o corpo é jogado para adiante. A rocha está a oito metros do limite da pista, ele se choca e fica caído a nove metros da pista”.

Quincy explicou que os pesquisadores conhecem o itinerário que Schumacher seguiu, mas não a velocidade. “É difícil de calcular”, comentou. “É evidente que ele é um ótimo esquiador”, acrescentou um comandante da polícia francesa. “Ia para além do limite da pista, descia a uma velocidade sem forçar, havia poucos indícios de esquis em curvas paralelas. Era uma velocidade de um bom esquiador em um terreno não muito íngreme”.

Local do acidente de Schumacher.
Local do acidente de Schumacher.Claude Paris (AP)

O promotor assegurou que “foram respeitadas” as normas de sinalização e que foi Schumacher quem estava longe das balizas que assinalam os limites. Também comentou que o material do alemão “está sendo revisado” e que apresenta “sinais de um choque violento”, embora ainda não há conclusões. Schumacher cometeu uma imprudência ao sair da pista?, perguntaram-lhe. “Nestes momentos da investigação não vou responder a esta pergunta”, respondeu. A câmera registra que ele ajudou alguém? “Segundo o que vimos, não há esse elemento na investigação. Não se vê que ele vá socorrer nenhum amigo. A gravação só dura dois minutos e o campo de visão é muito limitado”. Quincy lembrou que há meia centena de acidentes graves por ano em todas as estações de Albertville, e que na câmera de Schumacher há outras gravações “mas que não têm relação com o acidente”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_