Os grandes espanhóis se reforçam
O Real aproveita a consolidação de Jesé, autor do gol da vitória no amistoso contra o PSG O Barça recupera Messi e Valdés, e José Sosa chega ao Atlético de Madri cedido até o final da temporada
Faltam duas rodadas para o encerramento do primeiro turno do Campeonato Espanhol e os grandes começaram o ano se reforçando. Não há tempo para pausas na disputa entre Barcelona, Atlético de Madri e Real Madrid, os dois primeiros com cinco pontos de vantagem na tabela sobre os merengues. Ontem, os jogadores do Real voltaram a entrar em campo antes que seus rivais para ganhar do PSG por 1 a 0 no Catar, e voltarão ao Espanhol na segunda-feira, contra o Celta, em casa. O Barcelona, que recebe no domingo o Elche, recuperou Valdés e Messi, por fim incorporados aos treinamentos, e o Atlético, que visita o Málaga neste sábado, apresentou o volante argentino José Sosa, cedido até fim da temporada pelo clube ucraniano Metalist.
Jesé, autor do gol, salvou a viagem do Real a Doha. A equipe merengue foi até o Catar para saldar contas com o Paris Saint Germain, que impôs o amistoso como condição para rescindir o contrato do técnico Carlo Ancelotti no ano passado, antes do pagamento de uma multa de sete milhões de euros (quase 23 milhões de reais).
Estou ganhando ritmo de jogo e o técnico está se dando conta”, diz o atacante Jesé, do Real
Tratava-se de um trâmite, e os jogadores do Real o encararam dessa forma. Com profissionalismo. Sem paixão. Cumpriram o programa como quem vai a um treinamento disputar um jogo de onze contra onze após o Natal. Ancelotti minimizou o assunto ao misturar reservas e revelações com astros da equipe principal, colocando de início Casado na lateral-esquerda e José Rodríguez como meia-atacante.
Cristiano Ronaldo foi titular, mas se destacou pouco. Bastou o primeiro minuto para que ele levantasse a torcida árabe. Um disparada, um chute para fora, e pronto. Não voltou a arrematar mais e foi substituído no intervalo. Do outro lado, Ibrahimovic usou seu manual de dribles, passes em infiltração e finalizações. Em torno do sueco - ilustre e corajoso - o PSG se armou para atacar o gol de Diego López. Arremates que não tiveram sucesso, no entanto, entre arremates pouco calibrados e o bom desempenho do goleiro. O Real só precisou responder com duas jogadas isoladas para se livrar da pressão e se adiantar no marcador. Morata fez a jogada para Jesé no único gol do jogo Cristiano Ronaldo deixou José Rodríguez cara a cara com Sirigu antes de que o merengue disparar na trave. O intervalo desatou uma série de substituições que desvirtuaram o escasso tom competitivo da partida.
Jesé, autor do gol da vitória em Valência na última rodada do Espanhol, voltou a ser decisivo no Catar. Ao sair do campo, deu um recado em tom de advertência. “Estou ganhando ritmo de jogo e o treinador está se dando conta”, disse. O rapaz tem talento, mas também concorrência: Benzema, Bale, Cristiano e Di María.
Com eles somos mais fortes. Tivemos saudades”, reconhece Iniesta sobre as voltas de Valdés e Messi
Multiplicam-se as opções para Ancelotti e para o barcelonista Martino. A equipe azul-grená se reapresentou na Ciudad Deportiva, na volta ao trabalho de uma equipe que viveu com dupla alegria o reencontro: Valdés, pela manhã, e Messi, à tarde, reincorporaram-se ao grupo. O goleiro, que sofreu uma lesão na perna esquerda em 21 de novembro, durante um amistoso na África do Sul com a seleção espanhola, está pronto para reaparecer ante o Elche, mas Messi, lesionado em 10 de novembro em Sevilha, pode ser que tenha de esperar até a partida da Copa do Rei frente ao Getafe, na próxima semana.
“O objetivo é ficar bem fisicamente e a ideia é fazer um par de treinos com meus colegas antes de voltar a jogar”, declarou o craque argentino antes de regressar. Por mais de um mês, o atleta realizou sua recuperação nas instalações da federação argentina, em Buenos Aires.
“Com eles somos mais fortes. Estávamos com saudades”, disse Iniesta, como forma de boas-vindas. Ainda que o Barça tenha conseguido manter o nível competitivo na ausência do goleiro e do camisa 10, no centro de treinamento seus retornos foram celebrados. A única ausência ontem no treinamento foi a de Daniel Alves, com febre.
O Atlético também ganhou força. Simeone já tem sob suas ordens José Sosa, que dirigiu no Estudiantes que ganhou o torneio Apertura argentino de 2006. Depois passou pelo Bayern de Munique e pelo Napoli sem grande brilho, até seguir para o Metalist. O argentino chega para reforçar um plantel mais estreito que o do Barça e do Real, ante os grandes desafios do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.