Seleccione Edição
Login

Morre Peter O'Toole, o olhar de Lawrence de Arábia

O ator, que atingiu o estrelato no papel do coronel britânico, falece aos 81 anos, segundo seus empresários

Peter O'Toole caracterizado como Lawrence da Arábia (1962). Ampliar foto
Peter O'Toole caracterizado como Lawrence da Arábia (1962).

O ator britânico Peter O’Toole morreu aos 81 anos, segundo informaram nesta tarde seus empresários. O’Toole atingiu o estrelato absoluto graças a sua interpretação, em 1962, de Lawrence da Arábia, polêmico coronel britânico que lutou na frente turca na I Guerra Mundial e que nas mãos de David Lean se converteu em um herói e um mito da história do cinema. O’Toole, indicado 8 vezes ao Oscar (pelo citado filme e por Becket, o Favorito do Rei, 1964; O Leão no Inverno, 1968; A Classe Governante, 1972; Adeus, Mr. Chips, 1969; O Substituto, 1980; Um Cara Muito Baratinado, 1982 e Vênus, 2007) só recebeu finalmente um Oscar honorífico em 2003. O ator, sempre afiado, escreveu então à Academia de Hollywood recusando a honra com uma carta na qual pedia um adiamento: "Ainda sigo no jogo, ainda poderia ganhar esse patife encantador. Poderia a Academia adiar as homenagens até que eu complete os 80?", perguntava. Finalmente, se curvou às homenagens e viajou a Los Angeles para receber a estatueta e o aplauso de seus colegas, que reconheciam sua longa carreira e seu enorme encanto.

Em todo caso, ninguém se surpreendeu com a reação do ator, um homem provocador, que somava problemas de saúde por seu apego ao álcool (se gabava de episódios históricos de embriaguez, apesar de pelo caminho ter perdido o estômago e os intestinos e ter convivido com um pâncreas doente) e que sempre foi pouco amigo das correções. O'Toole dava seus primeiros passos como ator no teatro interpretando papéis de Shakespeare. O salto para a televisão chegou em 1954, e ao cinema, em 1959. De pai irlandês e mãe escocesa, sua data e local de nascimento sempre estiveram rodeados de mistério e imprecisão, e enquanto algumas fontes asseguram que nasceu em Connemara (Irlanda), para outros é oriundo de Leeds (norte da Inglaterra). Diante de essa ambiguidade, o próprio O'Toole aceitava como data válida de seu nascimento 2 de agosto de 1932.

O'Toole deixa duas filhas, Pat e Kate, de seu casamento com a atriz Siân Phillips, e um filho, Lorcan O'Toole, de sua colega Karen Brown.

MAIS INFORMAÇÕES