_
_
_
_

Theresa May convoca eleições antecipadas para 8 de junho no Reino Unido

Primeira-ministra britânica diz que as urnas permitirão enfrentar com mais força as negociações de saída da UE

Pablo Guimón
Theresa May, durante pronunciamento, nesta terça-feira.
Theresa May, durante pronunciamento, nesta terça-feira.Dan Kitwood

A primeira-ministra britânica, Theresa May, convocou nesta segunda-feira eleições antecipadas no Reino Unido para o próximo 8 de junho. “Cheguei à conclusão de que a única maneira de garantir estabilidade e segurança para os próximos anos é convocar esta eleição antecipada”, declarou May à imprensa em frente ao número 10 da Downing Street, residência dos chefes de Governo britânicos. “Necessitamos uma eleição geral, e a necessitamos agora”, afirmou a primeira-ministra, que precisará de aprovação parlamentar para poder convocá-la. As eleições no Reino Unido acontecem a cada cinco anos, por isso as próximas estavam previstas para maio de 2020.

Mais informações
Os passos para chegar ao Brexit
O Brexit não é questão de pernas
Escócia aprova negociar com Londres novo referendo de independência

A chefe de Governo tory (membro do Partido Conservador) está há apenas nove meses no cargo. Sucedeu o também conservador David Cameron, que renunciou pouco depois de o eleitorado aprovar a saída do país da União Europeia, em 23 de junho. May, até então a ministra do Interior, que se apresentava como a candidata da unidade, da estabilidade e da experiência. Brexit significa Brexit”, sentenciou, eliminando qualquer dúvida sobre suas intenções na árdua tarefa que o país tinha pela frente. Na ocasião, a candidata dizia descartar a convocação de eleições antecipadas se fosse eleita primeira-ministra na votação interna dos tories.

Inevitavelmente, é comparada a Margaret Thatcher, a única mulher que foi mais poderosa que ela no Partido Conservador britânico. Mas Thatcher era uma reformista radical, e May é uma gestora. Mais próxima de outra política conservadora desideologizada com a qual também é comparada: Angela Merkel.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_