_
_
_
_
_

‘Wannabe’, das Spice Girls, é transformada (finalmente) em hino feminista pela ONU

Campanha da The Global Goals utiliza a canção da banda para reivindicar a igualdade de gênero

Mais informações
Fotos e calcinhas contra os seis estupros por hora no Brasil
Misoginia no Olimpo universitário
Caso Luiza Brunet: violência contra a mulher não escolhe classe social
O machismo na redação dos jornais, em tuítes

A música Wannabe, das Spice Girls, completa 20 anos e ressurge na forma de campanha de conscientização social pela igualdade de gênero. A organização The Global Goals recorreu ao hit da banda britânica para lançar um vídeo que reivindica os direitos das mulheres e meninas do mundo inteiro. A letra da canção serve também para popularizar o hashtag que acompanha a iniciativa, #WhatIReallyReallyWant (o que eu realmente quero).

Nos anos noventa, quando as Spice Girls conquistaram a fama, um mantra surgia em cada uma de suas aparições promocionais.Girl Power (O Poder das Garotas) era o lema do quinteto feminino que, pela primeira vez, conseguia quebrar a hegemonia total das boybands como New Kids on The Block e Take That.

Sem se aprofundar demais, Gery Halliwell, Victoria Adams e companhia conseguiram, com Wannabe, que uma geração de adolescentes descobrissem que existia uma coisa chamada feminismo. Cumpriam assim um mandamento da cultura pop: reduzir um conceito à mínima (e mais reproduzível) expressão.

O vídeo da The Global Goals, organização criada pela ONU, utiliza a canção original interpretada em playback por um grupo multicultural de mulheres da Nigéria, Canadá, Índia e Reino Unido. Por questões de moda, a roupa que elas usam é muito similar à exibida pelas Spice Girls no clipe original há duas décadas.

O que mudou no vídeo é a sua ambientação. Enquanto as cantoras penetravam em 1996 numa festa luxuosa realizada no St. Pancras Renaissance Hotel de Londres, a nova versão recria bairros pobres e escolas da Índia, África e do mundo árabe, para terminar no célebre hotel cinco estrelas da capital britânica.

“Fim da violência contra as garotas”, “Educação de qualidade para todas as meninas”, “Fim do casamento infantil” e “Mesmo salário pelo mesmo trabalho” são lemas que aparecem no novo vídeo musical.

“Em 2015, os líderes mundiais prometeram priorizar os assuntos das meninas e mulheres quando assinaram o fundo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, destinado a acabar com a pobreza, lutar contra a mudança climática e acabar com as desigualdades”, recorda The Global Goals em comunicado.

“As meninas e as mulheres se veem afetadas de forma desproporcional por esses problemas e são a chave para construir comunidades resistentes para suportá-los. Se fizermos barulho, conseguiremos que a mensagem chegue aos líderes mundiais nas Nações Unidas no próximo mês de setembro”, diz a organização.

Uma das ex-integrantes da banda, Melanie C, compartilhou o vídeo da The Global Goals em sua conta do Facebook. “Lisonjeada e honrada ao ver que nossa canção louca foi usada de uma forma tão bonita para uma causa tão grande”, diz a cantora. Victoria Beckham também ajudou a viralizar o vídeo, cuja publicação já tem 558.000 reações e foi compartilhado 431.000 vezes. A gravação já alcança 28 milhões de reproduções.

#WhatIReallyReallyWant

20 years on - Girl Power being used to empower a new generation. I’m so proud of The Global Goals #WhatIReallyReallyWant

Posted by Victoria Beckham on Tuesday, July 5, 2016

Salvar

Salvar

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_