_
_
_
_
_

Caso Luiza Brunet mostra que violência contra a mulher não escolhe classe social

A modelo denuncia agressão sofrida pelo empresário bilionário Lirio Parisotto

A modelo e atriz Luiza Brunet, 54, tornou público nesta sexta-feira um episódio de agressão que sofreu há um mês pelo então marido, o empresário bilionário Lirio Parisotto, 62. Ela afirmou ao jornal O Globo que levou um soco e diversos chutes durante uma viagem que fizeram a Nova York. A agressão, segundo Luiza, ocorreu no apartamento do empresário na noite do dia 21 de maio resultou em quatro costelas quebradas. No dia seguinte, a modelo disse que pegou um avião e voltou para o Brasil, onde realizou o exame de corpo de delito e uma denúncia ao Ministério Público de São Paulo.

Luiza Brunet e Lirio Parisotto, em uma foto de dezembro de 2013.
Luiza Brunet e Lirio Parisotto, em uma foto de dezembro de 2013.Bruno Poletti (Folhapress)
Mais informações
Mapa da violência: Morte de mulheres negras dispara com falta de amparo na periferia
Cristiana Bento: “O Brasil todo está falando da cultura do estupro hoje, mas ainda é pouco”
Por que mulheres ficaram contra a vítima de estupro coletivo no Rio?
O dia em que relatos do primeiro assédio tomaram conta do Twitter
O estupro nosso de cada dia

Ao jornal O Globo, Luiza explicou que a vergonha foi a principal razão do seu silêncio por mais de um mês. “É doloroso aos 54 anos ter que me expor dessa maneira. Mas eu criei coragem, perdi o medo e a vergonha por causa da situação que nós, mulheres, vivemos no Brasil”, disse. “É um desrespeito em relação à gente. O que mais nos inibe é a vergonha. Há mulheres com necessidade de ficar ao lado do agressor por questões econômicas, porque está acostumada ou mesmo por achar que a relação vai melhorar”.

A voz de Luiza Brunet, mais de um mês após sofrer a agressão, ecoou, batendo de frente com a ideia pré-concebida de que a violência doméstica só acontece na periferia, ou nas margens da sociedade. O agressor em questão é um empresário famoso e invejado pela sua fortuna, que atua em diversos ramos, dentre eles o de petróleo e da comunicação. É dono de uma patrimônio de mais de 2 bilhões de reais e figura na 28º posição entre as pessoas mais ricas do Brasil, segundo a lista da Forbes do ano passado. Agora, responderá por uma ação criminal baseada na Lei Maria da Penha, segundo afirmou o advogado de Luiza ao portal G1. O processo está em segredo de Justiça.

Segundo o relato da atriz, Parisotto se exaltou durante um jantar. Eles foram para casa na sequência, onde ele a golpeou com um soco no rosto, a imobilizou no chão e deu vários chutes. Ela disse que se trancou no quarto, de onde só saiu no dia seguinte, para voltar ao Brasil. Por meio de uma nota enviada pela assessoria de imprensa, Lirio Parisotto disse que lamenta "que versões distorcidas sobre um episódio ocorrido na intimidade estejam sendo divulgadas como única expressão da verdade. Embora compreenda a natural repercussão do caso pelas pessoas envolvidas, tenho a convicção de que, no momento e nas esferas legais apropriadas, todas as circunstâncias serão plenamente esclarecidas”. Ele não quis dar entrevista.

A amigos, no entanto, ele tem enviado mensagens dizendo que "nunca levantou a mão contra homem, muito menos contra mulher. Quando a agressão vem do outro lado e você tem força suficiente se imobiliza. Alguém com quatro costelas quebradas viaja no mesmo dia (domingo) e na segunda e terça está nos estúdios da Globo testando roupa para participação em novela... que mentira!"

Antes de tornar sua história pública, Luiza usou sua conta no Instagram para desabafar, ainda que nas entrelinhas. “Bom dia! Esta é a clássica foto sofrida por muitas mulheres no Brasil. Não tenha medo de fazer denúncia 180 #delegaciadamulher #procuradoriageraldesaopaulo. Esta é a campanha que vou abraçar! Ajudar mulheres a perder o medo #falesemmedo esta pode ser a sua foto, pode ser a minha foto”, publicou no início do mês, junto de uma imagem de uma mulher com um olho roxo.

Depois da publicação, ela ainda postou outras imagens que incentivavam a denúncia de agressões contra as mulheres, até que, nesta sexta, resolveu falar publicamente sobre o que passou. Luiza é embaixadora do Instituto Avon, que realiza campanhas contra a violência doméstica. Contrariando um ditado, a palavra - e não o silêncio - de Luiza Brunet podem valer ouro: a denúncia feita por alguém como ela pode ser capaz de incentivar outras mulheres a prestarem queixa. Há quatro anos, quando a apresentadora Xuxa falou publicamente sobre um episódio de abuso sexual sofrido na adolescência, as queixas por meio do Disk Denúncia aumentaram em 30% no dia seguinte.

De acordo com o Mapa da Violência de 2015: homicídio de mulheres no Brasil, o parceiro ou ex-parceiro é o principal autor da agressão sofrida por mulheres adultas. Em mais de 70% dos casos, a violência ocorre dentro de casa. Luiza Brunet faz parte agora dessa estatística. Mas sua voz pode ter o poder de conscientizar as mulheres a respeito da importância das denúncias. "Homens não batem em homens. Não deixe de registrar queixa na delegacia da mulher!" Escreveu ela, em outro post no Instagram.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_