_
_
_
_

Coca-Cola suspende produção na Venezuela por falta de açúcar

Medida é anunciada depois do anúncio da paralisação da empresa estatal açucareira

Latas de Coca-Cola.Foto: reuters_live | Vídeo: Bloomberg | Reuters
Mais informações
Repressão do chavismo bloqueia mobilização da oposição nas ruas
Pepe Mujica chama Nicolás Maduro de “louco”
Oposição venezuelana aposta nas ruas para enfrentar o chavismo

A grave situação de desabastecimento que atinge a economia venezuelana está obrigando as grandes multinacionais a ajustarem suas operações, a ponto de a engarrafadora da Coca-Cola suspender a produção do famoso refrigerante por falta de açúcar. Ela segue assim os passos das Empresas Polar, que no mês passado precisaram interromper a produção de cerveja por falta de matéria-prima.

A engarrafadora da sociedade com sede em Atlanta não esclarece quando poderá retomar a produção da Coca-Cola clássica na Venezuela. A situação no país vai de mal a pior, e a penúria econômica está afetando também as importações de produtos básicos necessários para a produção de bebidas e alimentos. Na semana passada, a companhia estatal venezuelana encarregada de processar o açúcar paralisou temporariamente a sua produção.

A Coca-Cola FEMSA é a maior engarrafadora da companhia no mundo, com fábricas em vários países latino-americanos, como Brasil, México, Colômbia e Argentina. A sócia da corporação norte-americana diz que 90% da produção do refrigerante de cola exige açúcar, e que por isso foi necessário paralisar as operações para esse produto. A empresa disse que não pretende abandonar o país.

Agora, a Coca-Cola procura alternativas para obter o açúcar refinado. A paralisação não afeta às bebidas sem açúcar, e a sede administrativa da empresa na Venezuela também funciona normalmente.

Além do desabastecimento, as multinacionais enfrentam problemas decorrentes da contínua desvalorização da moeda venezuelana, o que se reflete nos resultados da PepsiCo, General Motors e Ford Motor, entre outras.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_