_
_
_
_
_

Encontrada na Escócia uma cópia do ‘First Folio’ de Shakespeare

O exemplar data de 1623 e compila a maior parte das obras de teatro do dramaturgo

Um exemplar do First Folio de Shakespeare.
Um exemplar do First Folio de Shakespeare. afp

Um grupo de pesquisadores britânicos encontrou e autentificou um exemplar em três volumes da primeira edição que compilou a maior parte das obras de teatro escritas por William Shakespeare, e que foi impressa em 1623, sete anos depois da morte do dramaturgo.

Mais informações
O grande teatro do mundo
As irmãs de Shakespeare
Shakespeare exagerou a deformidade do rei Ricardo III
Shakespeare, o maior inspirador

A descoberta, que coincide com o quarto centenário da morte do autor, seria, segundo os cientistas que o estudaram, um dos 234 exemplares conservados dos 800 impressos originalmente e que ficaram conhecidos como First Folio, graças aos quais se conhece a metade das obras do dramaturgo, que de outra maneira teriam se perdido.

Os volumes estavam conservados em uma casa de campo na ilha de Bute, na Escócia, e contêm 36 obras de teatro na versão “mais confiável” das mesmas, a mais próxima aos escritos originais do autor, entre as quais figuram Macbeth e Como lhe aprouver.

“Os donos entraram em contato comigo para me dizer que tinham um First Folio de Shakespeare e eu respondi: ‘Claro, sim, sem dúvida’”, conta a pesquisadora de Oxford Enma Smith, que lhes respondeu em tom cético. “No entanto, depois de um estudo detalhado, foi constatado que era verdadeiro”.

Os três livros encadernados em couro são acompanhados de uma carta do editor do século XVIII, Isaac Reed, que dá conta dos donos anteriores do First Folio até chegar a ele, o que, segundo afirmam na Universidade de Oxford, facilitou o trabalho de certificar a autenticidade da descoberta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_