Tumba de Tutancâmon tem duas câmaras secretas que contêm metal e material orgânico
Descoberta confirma a hipótese de que uma dessas câmaras poderia conduzir ao túmulo de Nefertiti
As câmaras secretas da tumba de Tutancâmon contêm metal e material orgânico, segundo pesquisas que foram reveladas nesta quinta-feira pelas autoridades responsáveis pelo patrimônio egípcio. O anúncio confirma a existência de pelo menos dois espaços desconhecidos na famosa sepultura do jovem faraó no Vale dos Reis, em Lúxor.
O ministro das Antiguidades do Egito, Mamdouh Eldamaty, anunciou oficialmente o descobrimento de duas salas adjacentes às paredes norte e leste da tumba, na câmara sepulcral, ocultas por trás de pinturas. O mapeamento realizado pelo especialista em radares japonês Hirokatsu Watanabu destacam essa presença de metal e material orgânico. Os pesquisadores ainda não tiveram acesso às câmaras.
A descoberta confirma em parte a hipótese do egiptólogo britânico Nicholas Reeves, que acreditava que uma dessas câmaras poderia conduzir ao túmulo oculto da rainha Nefertiti.
O estudo, chefiado por Watanabe, revelou que seguramente “há algo” por trás dessas paredes da sepultura do chamado “faraó criança”, segundo informou Eldamaty.
Por trás da parede norte foi detectada uma cavidade ou nicho de até 1,5 metros de diâmetro e 2 metros de profundidade, de acordo com a análise com raios infravermelhos realizada no fim de novembro passado no túmulo de Tutancâmon.
Ainda assim, o mapeamento revelou que na parede norte existe uma cavidade – talvez uma porta de acesso à câmara oculta – que foi coberta com um material mais leve do que as demais paredes, feitas de pedra maciça, afirmou Eldamaty.
Estas descobertas confirmariam a hipótese do arqueólogo britânico Nicholas Reeves, que acredita que há uma câmara ainda não conhecida na tomba de Tutancâmon, depois de ter observado pequenas fissuras justamente na parede norte do local.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.