_
_
_
_
_

Começa o Ano do Macaco: você sabe qual é o seu signo no horóscopo chinês?

Há 12 animais, e nenhum é o gato (por culpa do rato)

Em Pequim estava tudo preparado para celebrar no Ano Novo
Em Pequim estava tudo preparado para celebrar no Ano NovoKevin Frayer
Mais informações
Um trajeto de 18 horas de trem para comemorar o Ano Novo chinês
Por que o ano começa no dia 1 de janeiro?

Esta segunda-feira de Carnaval foi também o primeiro dia do Ano Novo Lunar, a festa mais importante da China. Como recorda a Time, neste ano haveria mais de 2,9 bilhões de deslocamentos no país para comemorações do ano novo chinês e reencontros familiares.

Além disso, deixamos o Ano da Cabra e entramos no Ano do Macaco. Os nascidos sob este signo do horóscopo chinês se caracterizam por serem inteligentes, engenhosos, curiosos e com espírito lúdico. Também são sociáveis, inovadores, entusiastas e confiantes. Nem tudo é bom: são vistos como suspeitos, matreiros, egoístas, arrogantes e ciumentos, além de temperamentais. Seu elemento é o metal; sua cor, o branco; seu planeta, Vênus; seu ponto cardeal, o oeste.

Alguns macacos, observa o Telegraph, são Júlio César, Leonardo da Vinci, Charles Dickens, Michael Douglas, Tom Hanks, Daniel Craig, Will Smith, Bette Davis e Patricia Arquette.

Aqui no Verne não somos muito de acreditar em horóscopo, mas gostamos das histórias. O calendário chinês atribui cada ano a um animal, revezando-se entre estes doze: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. Esses bichos representam algumas das 28 constelações chinesas, que são diferentes das ocidentais.

Há várias lendas que explicam o porquê dos animais e da sua ordem. Segundo o site Mental Floss, a decisão aconteceu numa corrida através de um rio. O gato ficou de fora, porque estava pegando carona no boi, mas o rato o derrubou na água. Por isso os gatos detestam ratos e água. Faz sentido.

Os animais do horóscopo chinês se dividem em cinco elementos (água, madeira, fogo, metal e terra), cinco cores (preto, verde, vermelho, branco e amarelo), cinco planetas (Mercúrio, Júpiter, Marte, Vênus e Saturno) e cinco pontos cardeais (norte, leste, sul, oeste e centro). além dos ciclos zodiacais de 12 anos, há outro ciclo de 10 anos, com os cinco elementos se alternando em suas formas yin e yang. Juntos, formam um ciclo de 60 anos que começa com o Ano do Rato com madeira yang como elemento e termina com o Ano do Porco, água e yin.

Como o início do ano novo chinês se baseia nas fases lunares, ele varia de um ano para outro no calendário ocidental, entre finais de janeiro e começo de fevereiro. Na Wikipedia há uma tabela completa em que se pode ver tanto o signo como o elemento associado. Serve para os nascidos entre janeiro de 1900 e março de 2044, assim imaginamos que isto inclui a maioria dos leitores do Verne.

Aliás, a personalidade não é influenciada apenas pelo animal do ano: também há animais interiores (o que gostaríamos de ser) que dependem do mês de nascimento, e animais secretos, em função da hora em que nascemos.

Outra forma de saber qual é nosso horóscopo chinês consiste simplesmente em escrever a data de nascimento com formato dd/mm/aaaa neste quadro. O resultado está inglês. Não que você precise, claro, mas lhe recordamos que são rat (rato), ox (boi), tiger (tigre), rabbit (coelho), dragon (dragão), snake (serpente), horse (cavalo), goat (cabra), monkey (macaco), rooster (galo), dog (cão) e pig (porco).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_