_
_
_
_
_

Incêndio consome centenas de casas no norte da Califórnia

Estado de emergência ao norte de San Francisco, onde uma pessoa morreu Milhares de pessoas abandonaram suas casas por conta das chamas

Foto: atlas | Vídeo: Atlas
Pablo Ximénez de Sandoval

Um incêndio que começou no sábado no condado de Lake, no vale central da Califórnia, em 24 horas se transformou no mais destrutivo do verão norte-americano no estado, que sofre seu quarto ano seguido de seca. O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou no domingo estado de emergência nos condados de Lake e Napa para mobilizar todos os recursos necessários. O fogo consumiu “centenas de construções” e obrigou milhares de pessoas a abandonar suas casas. O incêndio continuava sem controle na noite de domingo.

Mais informações
Os incêndios devastam a Califórnia
Onda de incêndios deixa centenas de desabrigados na Califórnia
Cortes de água chegam ao coração econômico da Califórnia

As chamas arrasaram comunidades nas cidades de Middletown e Cobb, onde deixou imagens impressionantes de danos. Até o momento calcula-se que os diferentes focos queimaram mais de 16.000 hectares. Cinco mil bombeiros foram mobilizados. O porta-voz do departamento de Incêndios do estado, Daniel Berlant, afirmou que “centenas de construções foram destruídas” na falta de números mais detalhados. Quatro bombeiros ficaram feridos com queimaduras de segundo grau. De noite, o departamento afirmou que o fogo arrasou 400 moradias.

O Governo estadual informou também na noite de domingo a morte de uma pessoa, ainda que não tenha fornecido mais detalhes.

O incêndio arrasou comunidades nas cidades de Middletown e Cobb

A região fica a oeste da capital do estado, Sacramento. O vento e a secura deixaram essa temporada de incêndios especialmente grave na Califórnia depois de quatro anos de seca e com mais de 80% do território em situação de seca extrema. Pelo menos seis cidades foram evacuadas de forma obrigatória diante do avanço das chamas. Por volta de 5.000 pessoas estão sem luz por conta de danos na infraestrutura.

Uma coluna de fumaça sobe em montanha próxima ao condado de Jackson (Califórnia).
Uma coluna de fumaça sobe em montanha próxima ao condado de Jackson (Califórnia).Andrew Seng (AP)

Os moradores dessas cidades relataram à imprensa local que o fogo tomou suas casas em questão de minutos, tiveram tempo somente de pegar o necessário e fugir. Mark Ghilarducci, diretor do Escritório de Emergências do Governador, explicou no jornal The Sacramento Bee que “os arbustos e as árvores não têm nenhuma umidade” e no momento em que o fogo toca as árvores ocorre uma “explosão”. “Os incêndios se espalham mais rápido do que eu jamais vi em 30 anos”, disse.

Mais de 80% do território da Califórnia enfrenta seca extrema

O incêndio de Lake e Napa se junta ao que está consumindo em condições parecidas o condado de Butte, mais ao norte, onde também foram ordenadas evacuações obrigatórias. O fogo começou na quarta-feira e queimou 26.000 hectares nos condados de Amador e Calaveras. O corpo de Bombeiros estadual contabilizou no domingo 81 casas e 51 edifícios destruídos. O incêndio só está 20% controlado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_