_
_
_
_
_

Empresas aéreas dos EUA proíbem o transporte de troféus de caça

Medida acontece depois da polêmica gerada pela morte do leão Cecil no Zimbábue

Silvia Ayuso
A cabeça e a pele de um leão caçado em um safári na África em 2008.
A cabeça e a pele de um leão caçado em um safári na África em 2008.Kathy Willens (AP)

A onda expansiva de indignação popular pela morte do leão Cecil no Zimbábue pelo caçador norte-americano Walter Palmer chegou às empresas aéreas daquele país. As principais companhias aéreas dos EUA, American Airlines, Delta e United, decidiram proibir o transporte de troféus de caça.

Mais informações
Cecil ou os limites da caça esportiva
Zimbábue investiga a caça clandestina de outro leão
Autoridades do EUA procuram Palmer pela morte do leão Cecil
Por que o sangue do leão Cecil mancha a todos nós
Caçador do leão Cecil já matou um urso de maneira irregular

A pioneira foi a Delta, que, em um comunicado nesta segunda-feira, anunciou que, “com efeito imediato”, proíbe o transporte como carga de troféus de caça dos chamados “cinco grandes”: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte. A proibição não se limita a voos para os Estados Unidos, mas é válida em todas as rotas mundiais. Além disso, a Delta disse que vai “revisar” suas políticas sobre o transporte de troféus de caça de outras espécies.

Sua decisão foi rapidamente imitada por outras grandes companhias aéreas e na terça-feira a American Airlines e a United também anunciaram a mesma medida, tomada em plena temporada de caça na África.

O anúncio foi aplaudido nas redes sociais, impulsionadoras em grande parte da decisão das companhias aéreas. “Vitória! A Delta se posicionou contra a caça por troféus!”, comemorou a decisão o site change.org. A plataforma on-line de petições tinha iniciado uma petição neste sentido dirigida à direção da Delta pedindo que copiasse a maior empresa aérea no continente africano, a South African Airways, que proibiu o transporte de troféus de caça dos “cinco grandes”, em abril, muito antes que a morte de Cecil reabrisse o debate sobre esta prática. Não mencionava, no entanto, que a companhia aérea sul-africana tinha levantado a proibição no final de julho, só três meses após sua imposição, como lembrou a Reuters.

A petição on-line, apoiada por celebridades, incluindo a atriz Debra Messing, rapidamente chegou a quase 400 mil assinaturas, uma das possíveis razões pela qual as companhias aéreas tenham dado esse passo que também foi tomado nos últimos meses pela alemã Lufthansa Cargo e a Emirates SkyCargo dos Emirados Árabes Unidos.

Desde que foi revelado que o caçador responsável pela morte lenta de Cecil, no início de julho, foi o dentista de Minnesota Walter Palmer, as redes sociais foram fundamentais para expressar a repulsa social pela caça de troféu. Palmer, que está sendo investigado pelas autoridades dos EUA e o Zimbábue quer que seja extraditado, não só foi forçado a fechar fisicamente sua clínica, mas também teve que desativar todas suas páginas pessoais e as de seu centro médico para evitar o ciberassédio ao qual estava – e em grande parte continua – submetido.

Quando a raiva pública parecia estar diminuindo, as redes sociais voltaram a se ativar esta semana contra outra caçadora norte-americana, Sabrina Corgatelli. Esta contadora da Universidade de Idaho provocou a indignação popular depois de postar em seu perfil do Facebook suas fotos com os vários animais que matou em um recente safári na África do Sul, incluindo uma girafa.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_