_
_
_
_

Marco Rubio anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos

Senador republicano diz que se sente “qualificado” para defender seu partido em 2016

O senador pela Flórida Marco Rubio anunciou nesta segunda-feira a seus doadores que está preparado para disputar a presidência dos Estados Unidos e que se sente “especialmente qualificado” para liderar seu partido, o Republicano, como o verdadeiro defensor do sonho norte-americano. Num vídeo intitulado Um Novo Século Norte-americano, o político hispânico define os EUA como “algo mais que um país”, como o lugar “que mudou a história da minha família”.

Um dia somente depois de a democrata Hillary Clinton ter anunciado sua segunda tentativa de se tornar a primeira presidenta dos EUA, o republicano se tornou o terceiro aspirante de seu partido a chegar à Casa Branca em 2016. Rubio, que pode além disso ser o primeiro latino a conseguir uma candidatura à presidência, descreveu sua concorrente como “uma candidata do passado”.

O senador compartilhou a notícia com seus doadores na manhã desta segunda-feira, horas antes de fazer um discurso em Miami no qual se espera que oficialize o início de sua campanha. O senador, uma das grandes promessas do partido, descende de emigrantes cubanos e afirmou diversas vezes ao longo de sua carreira que é a personificação do sonho norte-americano.

Mais informações
Direitista Ted Cruz abre a corrida pela sucessão de Barack Obama
Republicanos enfatizam seu perfil conservador para atrair as bases
Direita dos EUA redefine sua ideologia ao assumir mais poder
Jeb Bush quer ser o candidato republicano à Casa Branca em 2016

O vídeo de apresentação de Rubio retoma os principais valores republicanos entrelaçados com diversos discursos do senador ao longo de sua carreira política, começando pelo “novo século norte-americano”, a “herança” e o “poder da liberdade”, passando por símbolos como “a grandeza da América” e o país do sonho norte-americano, “onde qualquer um, venha de onde vier”, pode conquistar o eterno ideal.

“A América é a nação da igualdade de oportunidades. A América é a maior força de criação do bem que o mundo já conheceu”, disse Rubio, de 43 anos, em seu primeiro vídeo de apresentação. “Todas as oportunidades que tive na minha vida devo a Deus, ao sacrifício dos meus pais e aos Estados Unidos da América.”

O político republicano emergiu no cenário político nacional em 2010, impulsionado pela corrente conservadora do Tea Party. Desde então, Rubio dá um rosto novo e jovem a um partido que desde 2008 não consegue se conectar a amplos setores da sociedade dos Estados Unidos e dessa maneira obter uma vitória nas eleições presidenciais.

Rubio sempre se apresenta como o exemplo de como um cidadão comum pode chegar ao topo. Sua promessa é devolver a presidência ao Partido Republicano com o voto hispânico nas mãos, desafio e tanto para um político que divide com os latinos, além de seu sobrenome, o desejo de regularizar milhões de imigrantes ilegais.

A estratégia foi formulada após a derrota do republicano Mitt Romney nas eleições presidenciais de 2012 e funcionou apenas por alguns meses. Rubio participou do grupo bipartidário de senadores que em junho de 2013 aprovou a primeira proposta legislativa de reforma do sistema migratório em mais de três décadas. Mas não foi capaz de convencer depois seus colegas na Câmara dos Deputados.

Rubio desistiu, e esse recuo pode ter custo – e ser o maior desafio – para sua aposta presidencial. Descendente de emigrantes cubanos, o senador ofereceu aos republicanos a possibilidade de atrair o cada vez mais importante eleitorado hispânico. Mas essa oportunidade logo se tornou um espinho para Rubio, obrigado a balancear seu desejo de colaborar numa reforma migratória e a pressão da ala mais conservadora do partido, o Tea Party.

O tom do senador republicano em seu vídeo de apresentação contrasta drasticamente com o anúncio escolhido por Clinton para sua campanha. Onde Rubio olha para o passado para retomar os eixos fundamentais do pensamento norte-americano, a democrata faz referência a um futuro no qual os cidadãos de hoje são mais protagonistas que o próprio candidato.

À espera de seu discurso na tarde desta segunda-feira, a tentativa de Rubio de que sua candidatura seja vista como a dos norte-americanos remonta a seu discurso na convenção republicana de 2012. Na ocasião ele afirmou que os EUA “são a história de cidadãos médios que fizeram coisas extraordinárias. Talvez suas histórias nunca fiquem famosas, mas em suas vidas encontramos a essência da grandeza da América”.

Rubio soma sua aposta à dos também senadores Ted Cruz e Rand Paul. Espera-se também que nas próximas semanas se una ao grupo o ex-governador da Flórida – e mentor de Rubio – Jeb Bush. Nesta segunda-feira à tarde, o republicano se dirigiu a seus adeptos em Miami diante da Freedom Tower, que foi a primeira parada nos EUA para milhares de exilados cubanos nos anos sessenta e setenta.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_