_
_
_
_
_

Brasil vai barrar entrada de polêmico ‘professor’ de técnicas de sedução

Mais de 300.000 pessoas participam de uma petição ‘online’ contra a concessão de visto para Julien Blanc

Raquel Seco
O instrutor Julien Blanc e uma mulher.
O instrutor Julien Blanc e uma mulher.AVAAZ

Julien Blanc não poderá abordar mulheres em boates, tampouco beijá-las de surpresa, nem agarrar a cabeça de uma desconhecida em alguma danceteria no Brasil e colocá-la em sua virilha. O Ministério de Relações Exteriores anunciou na quinta-feira que negará o visto de entrada do suíço, membro de uma polêmica rede de instrutores de paquera frequentemente acusada de assediar e intimidar mulheres.

O professor não havia ainda dado entrada no visto para as oficinas que realizaria a partir de janeiro em Florianópolis e no Rio de Janeiro, mas em apenas dois dias mais de 300.000 pessoas se uniram em um abaixo-assinado online para proibir a entrada do suíço, argumentando que suas táticas “exaltam a cultura do estupro, crimes de agressão emocional e física, racismo e profundo desprezo pelas mulheres”. Em novembro, Blanc foi expulso da Austrália depois de outra campanha na Internet.

Mais informações
Internet descobre o que é ser mulher: 5 vídeos sobre assédio e elogio nas ruas
Viral das ‘cantadas’ na rua inspira vídeos com paródias
Mapa aponta os lugares mais perigosos para as mulheres no Brasil
“Loira, faço tudo com você”

De acordo com os preços publicados no site de sua empresa, a Real Social Dynamics, Blanc cobraria entre 2.000 e 2.500 dólares (5.200 a 6.500 reais) de cada participante do curso de três dias para ensinar os segredos da “subcomunicação respondida pelas mulheres”. Essas oficinas costumam combinar teoria com muita prática: os participantes tentam conhecer mulheres em bares, shoppings ou na rua sob a supervisão desses instrutores, que mostram como “ler a linguagem corporal das mulheres”, “falar durante horas” ou “se fazer de difícil”. É menos inocente do que parece: em vários vídeos, Blanc e outros "pick up artists" (artistas da paquera, como se autodenominam) se aproximam de maneira agressiva de desconhecidas, as insultam ou as agarram bruscamente. Em uma conferência, Blanc disse: “Em Tóquio, se você for um homem branco, pode fazer o que quiser”.

“Caso uma solicitação de visto seja recebida por qualquer Embaixada ou Consulado no exterior, já existem elementos suficientes que recomendam a denegação”, anunciou o Ministério de Relações Exteriores em nota. A Secretaria de Política para as Mulheres destacou em outro comunicado que rejeita “qualquer estratégia e instrumento que incentivem a violência contra as mulheres (...), ainda mais neste momento, em que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública acaba de estimar que mais de 143.000 mulheres foram estupradas em 2013 no Brasil”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_