_
_
_
_
_

O sorteio da Champions dá início à Liga Europeia

O Barça jogará contra o PSG, APOEL e Ajax A equipe de Simeone cruzará com Olympiacos e Mälmo

Um momento do sorteio em Mônaco.
Um momento do sorteio em Mônaco.AFP

O Barcelona de Luis Henrique medirá forças na fase de grupos da Liga dos Campeões com o potente Paris Saint Germain (PSG) de Ibrahimovic, ex-jogador do Barça, e Cavani. Um rival duríssimo que no ano passado realizou um excelente torneio, chegando até as quartas-de-final, quando foi derrotado pelo Chelsea de Mourinho. Também enfrentará o holandês Ajax, cheio de jovens promessas. Por último, o cipriota APOEL, cuja melhor participação no torneio europeu foi há dois anos, quando chegou às quartas-de-final e foi eliminado com facilidade pelo Real Madrid, não parece uma ameaça para o grupo de Messi, Neymar e Luis Suárez.

O sorteio foi mais benevolente com o Real Madrid, colocado junto com o Liverpool, o suíço Basel e o búlgaro Ludogorets. A equipe inglesa, apesar da recente contratação do astro italiano Balotelli, não atravessa seu melhor momento após a saída de Luiz Suárez, sua estrela, agora no Barça. O terceiro rival da equipe de Chamartín é o inédito Ludogorets, o campeão da remota liga búlgara que ontem surpreendeu ao se classificar em uma exótica disputa de pênaltis contra o Steua Bucarest, na qual seu zagueiro defendeu dois pênaltis.

O Atlético de Madrid, vice-campeão em Lisboa em 24 de maio, volta a enfrentar um desafio maiúsculo nesta competição, com a Juventus, campeã do Calcio italiano, coalhada de grandes figuras como Pogba, Arturo Vidal e o espanhol Fernando Llorente, e contra quem disputa a classificação para as oitavas. O Olympiacos treinado por Míchel e, a priori, um rival mais acessível, também está no caminho dos alvirrubros. O sueco Mälmo, que nunca conquistou um grande torneio, é o terceiro rival que completa o grupo A.

O Athletic Bilbao, que ontem à noite selou sua passagem para a fase de grupos com um brilhante triunfo contra o Napoli (3-1), terá de jogar com o campeão português, o Porto, e o Shaktar, a equipe ucraniana na qual se encontram muitos jogadores brasileiros e cujo rendimento é sempre uma incógnita. O BATE Borisov, campeão de Belarus, jogará com o frio e as baixas temperaturas para tentar pontuar em seu estádio, mas não deve ser um adversário difícil para a equipe basca.

Nenhum espanhol ficou no grupo mais temido, o da ‘morte’ no jargão futebolístico. Este é integrado pelo Bayern de Munique, o Manchester City, a Roma e o CSKA Moscou.

Cristiano Ronaldo, melhor jogador

Na cerimônia da UEFA também foi eleito o melhor jogador da última temporada europeia. Cristiano Ronaldo derrotou os outros candidatos, Robben (Bayern) e Neuer (Bayern).

A primeira rodada da fase de grupos será disputada nos dias 16 e 17 de setembro e a última nos dias 9 e 10 de dezembro. A final do torneio será em 6 de junho no Olympiastadion de Berlim.

Antes do sorteio, a UEFA homenageou o Real Madrid, a única equipe europeia que conseguiu conquistar em dez ocasiões o principal troféu do futebol do continente. E também lembrou as figuras de dois gigantes do futebol falecidos este ano: Di Stéfano e Eusébio.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_