O sorteio da Champions dá início à Liga Europeia
O Barça jogará contra o PSG, APOEL e Ajax A equipe de Simeone cruzará com Olympiacos e Mälmo
O Barcelona de Luis Henrique medirá forças na fase de grupos da Liga dos Campeões com o potente Paris Saint Germain (PSG) de Ibrahimovic, ex-jogador do Barça, e Cavani. Um rival duríssimo que no ano passado realizou um excelente torneio, chegando até as quartas-de-final, quando foi derrotado pelo Chelsea de Mourinho. Também enfrentará o holandês Ajax, cheio de jovens promessas. Por último, o cipriota APOEL, cuja melhor participação no torneio europeu foi há dois anos, quando chegou às quartas-de-final e foi eliminado com facilidade pelo Real Madrid, não parece uma ameaça para o grupo de Messi, Neymar e Luis Suárez.
O sorteio foi mais benevolente com o Real Madrid, colocado junto com o Liverpool, o suíço Basel e o búlgaro Ludogorets. A equipe inglesa, apesar da recente contratação do astro italiano Balotelli, não atravessa seu melhor momento após a saída de Luiz Suárez, sua estrela, agora no Barça. O terceiro rival da equipe de Chamartín é o inédito Ludogorets, o campeão da remota liga búlgara que ontem surpreendeu ao se classificar em uma exótica disputa de pênaltis contra o Steua Bucarest, na qual seu zagueiro defendeu dois pênaltis.
O Atlético de Madrid, vice-campeão em Lisboa em 24 de maio, volta a enfrentar um desafio maiúsculo nesta competição, com a Juventus, campeã do Calcio italiano, coalhada de grandes figuras como Pogba, Arturo Vidal e o espanhol Fernando Llorente, e contra quem disputa a classificação para as oitavas. O Olympiacos treinado por Míchel e, a priori, um rival mais acessível, também está no caminho dos alvirrubros. O sueco Mälmo, que nunca conquistou um grande torneio, é o terceiro rival que completa o grupo A.
O Athletic Bilbao, que ontem à noite selou sua passagem para a fase de grupos com um brilhante triunfo contra o Napoli (3-1), terá de jogar com o campeão português, o Porto, e o Shaktar, a equipe ucraniana na qual se encontram muitos jogadores brasileiros e cujo rendimento é sempre uma incógnita. O BATE Borisov, campeão de Belarus, jogará com o frio e as baixas temperaturas para tentar pontuar em seu estádio, mas não deve ser um adversário difícil para a equipe basca.
Nenhum espanhol ficou no grupo mais temido, o da ‘morte’ no jargão futebolístico. Este é integrado pelo Bayern de Munique, o Manchester City, a Roma e o CSKA Moscou.
Cristiano Ronaldo, melhor jogador
Na cerimônia da UEFA também foi eleito o melhor jogador da última temporada europeia. Cristiano Ronaldo derrotou os outros candidatos, Robben (Bayern) e Neuer (Bayern).
A primeira rodada da fase de grupos será disputada nos dias 16 e 17 de setembro e a última nos dias 9 e 10 de dezembro. A final do torneio será em 6 de junho no Olympiastadion de Berlim.
Antes do sorteio, a UEFA homenageou o Real Madrid, a única equipe europeia que conseguiu conquistar em dez ocasiões o principal troféu do futebol do continente. E também lembrou as figuras de dois gigantes do futebol falecidos este ano: Di Stéfano e Eusébio.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.