_
_
_
_
_

George H. Bush celebra 90 anos em grande estilo saltando de um helicóptero

O ex-presidente dos Estados Unidos celebra o seu aniversário saltando de paraquedas a quase dois quilômetros de altitude

Silvia Ayuso
O ex-presidente George H.W. Bush celebra seu 90 aniversário com um salto em paracaídas
O ex-presidente George H.W. Bush celebra seu 90 aniversário com um salto em paracaídasHANDOUT (REUTERS)

Alguns comemoram uma data importante como um aniversário de 90 anos jogando tudo para o alto. Já outros preferem se jogar. Como o ex-presidente dos EUA, George H. Bush, que retomou o tradicional salto de paraquedas para comemorar sua entrada em uma nova década.

Apesar de locomover-se em cadeira de rodas há tempos devido a uma doença, o patriarca de uma das principais famílias políticas no país celebrou esta semana o seu 90º aniversário saltando de um helicóptero a quase dois quilômetros de altitude.

Ajudado por um reservista do batalhão de paraquedismo do Exército, Bush Pai ficou vários segundos em queda livre antes de seu companheiro de salto abrir o paraquedas tricolor – nas cores da bandeira norte-americana – e pairar por cerca de cinco minutos sobre a costa e as florestas do Maine, onde fica a pitoresca localidade de Kennebunkport, local da residência de verão do clã Bush.

De acordo com a imprensa, tanto a família como os médicos tentaram, até o último momento, demovê-lo da ideia, mas Bush insistiu em manter a promessa feita a si mesmo em seu 85º aniversário: repetir o salto cinco anos depois.

"É um dia maravilhoso no Maine, na verdade, bom o bastante para um salto de paraquedas", tuitou o 41º presidente dos Estados Unidos, antes de saltar no ar.

O pouso foi um pouco abrupto – caiu de bruços com o sargento da reserva Mike Elliott, que o acompanhou no salto, por cima dele – o presidente teve de ser ajudado a se recompor. No entanto, testemunhas de sua nova proeza disseram à imprensa que Bush estava exultante deixar o local, acompanhado de sua esposa Barbara e seu filho, o também ex-presidente George W. Bush.

"Era o que ele queria para seu aniversário de 90 anos e foi o que teve", resumiu Elliott, que também o ajudou em seu último salto há cinco anos.

Esse foi o oitavo salto de paraquedas do presidente, que, durante a sua estada na Casa Branca (1989-1993), mantinha-se em forma praticando tênis, corrida e golfe, um esporte que parece agradar a muitos presidentes norte-americanos.

Embora sua primeira experiência com um paraquedas não tenha sido agradável – teve de saltar quando o avião em que servia durante a Segunda Guerra Mundial foi atacado no Pacífico em 1944 – desde que completou seus 75 anos, Bush fez deste esporte radical a sua maneira particular de celebrar cada quinquênio de vida, uma tradição que, talvez, se atreva a repetir aos 95.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_