“Não sou um gato”: quando um advogado não conseguiu desativar um filtro do Zoom
O norte-americano Rod Ponton compareceu a uma audiência no 394º distrito do Texas como um gato
O teletrabalho veio para ficar, pelo menos por um tempo, na esteira da pandemia covid-19. As videochamadas ou as teleconferências trouxeram os locais de trabalho para dentro de casa e, com elas, algumas confusões tecnológicas também surgiram, como aconteceu com um advogado do Texas (Estados Unidos).
Rod Ponton acidentalmente deixou um filtro de gato ligado durante uma videoconferência com um juiz. Percebendo um rosto de gato branco de olhos arregalados na tela, o juiz Roy Ferguson comentou: “Acho que você tem um filtro habilitado nas configurações de vídeo e pode querer desligá-lo.”. Ponton, que não descobriu como desativar o filtro, conseguiu apenas dizer: “Estou aqui ao vivo, não sou um gato”. O vídeo, compartilhado no Twitter pelo jornalista Lawrence Hurley, viralizou ―recebeu mais de 198.000 curtidas e mais de retuíte 56.000 vezes nas primeiras sete horas após a publicação.
“I’m here live, I’m not a cat,” says lawyer after Zoom filter mishap
— Lawrence Hurley (@lawrencehurley) February 9, 2021
“I can see that,” responds judge pic.twitter.com/HclKlAUwbM
A verdade é que qualquer pessoa pode ter um lapso à frente do computador. Ponton disse em uma entrevista à Vice News que estava usando o computador de sua assistente, que tinha esse filtro ativado. “Eu o tirei e substituí pelo meu rosto. Era um caso envolvendo um homem que tentava sair dos Estados Unidos com contrabando e dinheiro contrabandeado. Foi tudo um engano. Tiraram [o filtro] de mim e fizemos a audiência normalmente “, diz o advogado. O juiz Ferguson mais tarde substanciou essa anedota.
These fun moments are a by-product of the legal profession's dedication to ensuring that the justice system continues to function in these tough times. Everyone involved handled it with dignity, and the filtered lawyer showed incredible grace. True professionalism all around!
— Judge Roy Ferguson (@JudgeFergusonTX) February 9, 2021
O juiz do caso aliviou o barra do advogado em seu perfil no Twitter: “Esses momentos hilários são um subproduto da dedicação da profissão jurídica em garantir que o sistema de justiça continue a funcionar nestes tempos difíceis. Todos os envolvidos lidaram com isso com dignidade, e o advogado mostrou uma graciosidade incrível. Verdadeiro profissionalismo em todos os lugares!”
Parece que existe uma estranha relação entre advogados e momentos embaraçosos em videoconferências. No ano passado, um advogado mexicano foi surpreendido por um momento em que sua câmera se moveu. “Advogado, você não está de calças, está em audiência”, ouviu-se da juíza em uma sessão de trabalho compartilhada milhares de vezes em julho deste ano.
Juez: Abogado, no trae pantalones... pic.twitter.com/cF6a6DLbki
— Roberto Barrientos Alcaraz (@robarrientos) July 16, 2020
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.