_
_
_
_
_

A foto do presidente português no supermercado que surpreende mais o resto do mundo que Portugal

Uma imagem de Marcelo Rebelo de Sousa, o ‘Professor’, fazendo compras foi amplamente difundida no Twitter

Marcelo Rebelo de Sousa
Mais informações
-FOTOGALERIA- AME932. SAO PAULO (BRASIL), 19/05/2020.- James Alan (c), coordinador de los sepultureros, ora junto a su equipo de trabaja antes de empezar a trabajar este 18 de mayo en el cementerio Vila Formosa, en Sao Paulo (Brasil). Doce horas y 62 entierros. Una jornada sin respiro en la que no hay tiempo ni para rezar a los difuntos. Así es el día a día de los sepultureros del cementerio brasileño de Vila Formosa, el mayor de Latinoamérica, en plena pandemia de coronavirus: "Es un cuerpo detrás de otro, no paramos". 06.15-08.20 horas: DESAYUNO, ORACIÓN Y AFILADO DE LAS PALAS James sale de su apartamento en 'Cidade Tiradentes', en la humilde periferia de Sao Paulo, una de las zonas de la ciudad más afectadas por la crisis del coronavirus. Poco antes de las siete de la mañana llega a Vila Formosa, que ahora luce cubierto por la niebla. EFE/ Fernando Bizerra
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus no mundo e a crise política no Brasil
La estatua de Fernando Pessoa en la rua Garrett de Lisboa.
Alice no país dos pasteis de Belém trancada em casa
Zandvoort (Netherlands), 09/05/2020.- Day trippers enjoy a sunny day on the beach in Zandvoort, The Netherlands, 09 May 2020. Due to the sunny weather, many people go out despite the coronavirus crisis. (Países Bajos; Holanda) EFE/EPA/KOEN VAN WEEL
Europa retoma a vida pública com as fronteiras fechadas e sem certezas sobre o verão

Não há ninguém mais popular em Portugal que seu presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o Professor. Desde que ganhou as eleições por maioria absoluta, em janeiro de 2016, sua popularidade nunca minguou. Sua fórmula é agir como ele é: um político habituado a dar abraços, falar com todos e pôr as pessoas de acordo. Sua campanha eleitoral foi a mais barata de todas, e sua equipe cabia em um carro que, frequentemente, era dirigido por um filho dele.

Nunca habitou o palácio de Belém, sede da presidência, pois prefere continuar em sua casa de toda a vida, em Cascais. Ali, diariamente ―exceto durante a pandemia―, faça frio ou calor, toma um banho de mar às 8h da manhã e se seca tranquilamente na areia enquanto turistas ou jovens nativos aproveitam para fazer uma selfie. Geralmente é o próprio Rebelo de Sousa quem pega o celular dos fãs para tirar a foto, pois é quem tem mais prática. Em Portugal, se diz que, depois de cinco anos todos os portugueses já deverão ter uma foto com seu presidente.

No sábado passado ele foi ao supermercado. Talvez lhe faltassem iogurtes bifidus, que adora, ou sabão para a máquina de lavar roupa. Então se pôs na fila do Continente (a rede de supermercados), com sua máscara e seu short azul-celeste, um de seus preferidos. Sua presença não causou nenhuma surpresa entre os cidadãos, acostumados a esse tipo de comportamento por parte de Marcelo de Sousa, hoje numa fila do supermercado, ontem servindo refeições a indigentes. Mas no exterior a imagem parece ter surpreendido, tanto que foi amplamente reproduzida no Twitter.

A Internet da vizinha Espanha se mostrou especialmente surpresa ao descobrir que um presidente pode ir às compras com esse estilo. A foto em questão, por exemplo, conseguiu milhares de retuítes e reações em poucas horas, a grande maioria da Espanha. Muitas outras contas retomaram a imagem nas últimas horas, acumulando mais reações.

Fundador do partido centrista PSD, católico, torcedor do Braga, comentarista nas mesas-redondas televisivas, Rebelo de Sousa decidirá em breve se disputa a reeleição, mais do que garantida, ou se aposenta para cumprir uma de suas promessas: assistir a doentes nos cuidados paliativos de hospitais.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_