Pandemia de coronavírus

“Ouvimos vocês”: profissionais de saúde agradecem aplausos de apoio

Alguns hospitais compartilharam vídeos de retribuição em suas redes sociais

Frame de um vídeo compartilhado pelos funcionários do Hospital Mateu Orfila
Frame de um vídeo compartilhado pelos funcionários do Hospital Mateu Orfila

Na noite de sexta-feira, dia 13, começou a circular nas redes sociais uma conclamação para que todos os espanhóis, confinados pelo estado de alarme decretado pelo Governo para combater o coronavírus, aparecessem em suas janelas para agradecer, com aplausos e panelaços, o trabalho dos funcionários de saúde nesta crise.

Mais informações

Ao longo do sábado, essa homenagem, que segue o exemplo de outras vistas na Itália, foi incluindo os funcionários de supermercados, transporte, assistência social e outros serviços que continuam funcionando. E a conclamação foi um grande sucesso, como se pôde ouvir às 22 horas de sábado em tantas ruas e como se pôde ver nos vídeos que as pessoas compartilharam em redes sociais com a hashtag #aplausosanitario.

Na mesma noite de sábado, o primeiro dia da homenagem, o Conselho Geral de Enfermagem da Espanha compartilhou em sua conta no Twitter um vídeo em que um grupo de profissionais de saúde devolvia aos moradores os aplausos às portas de uma instalação hospitalar. “E nós também lhes retribuímos os aplausos. Mil obrigados por seu reconhecimento”, dizia sua mensagem. Na manhã de segunda-feira, quase 300.000 pessoas tinham visto o vídeo original.

No domingo voltou a ser ouvido o som de aplausos e panelaços, mas horas antes, às 20 horas, para que as crianças também se somassem à homenagem, como explicaram algumas mensagens que circularam nas redes e no WhatsApp. Está previsto que a homenagem se repita todos os dias nesse horário. No Brasil, as homenagens começaram nesta quinta-feira, com salvas de palmas e agradecimentos gritados pelas janelas de todo o país. Uma nova manifestação de agradecimento aos envolvidos em controlar e remediar a crise do novo coronavírus está convocada para esta sexta-feira, às 20h.

Mais informações