_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Bolsonaro versus Lula

Presidente do Brasil reduz o programa Bolsa Família, uma das iniciativas mais eficazes para combater a pobreza

Ermanda Maria de Sena mostra o cartão do Bolsa-Alimentação com o número 0.
Beto Macário

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está reduzindo uma das iniciativas mais eficazes na luta contra a pobreza na história da economia mundial. O programa Bolsa Família, implantado em 2003 durante o primeiro ano do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, tem sido um fator muito importante para garantir que 30 milhões de pessoas tenham abandonado a pobreza durante esses anos e melhorado sua situação material e social, bem como aumentado as expectativas de seus filhos.

Mais informações
La reacción de los partidarios del candidato del Partido de los Trabajadores, Fernando Haddad, tras el anuncio de la victoria de Jair Bolsonaro en las elecciones presidenciales de Brasil.
'Como a esquerda brasileira morreu', por V. SAFATLE
AME8199. BRASILIA (BRASIL), 03/02/2020.- La ministra brasileña de Mujeres, Familia y Derechos Humanos, Damares Alves, participa en el lanzamiento de la nueva campaña nacional del Gobierno para le prevención del embarazo en adolescentes este lunes, en Brasilia (Brasil). EFE/ Joédson Alves
Foco na abstinência sexual para combater gravidez precoce ignora que meninas são as mais estupradas
Iara Rodrigues Rocha com a filha, Ana Clara
Governo Bolsonaro não explica tamanho real da fila do Bolsa Família

Mas, apesar de sua retórica nacionalista e de suas constantes declarações de colocar o interesse dos brasileiros acima de qualquer outra coisa, a verdade é que os recursos destinados por Bolsonaro ao Bolsa Família despencaram, o que na prática significa o estrangulamento do projeto. Atualmente, cerca de 1,7 milhões de famílias estariam em situação legal para participar do bem-sucedido programa, de acordo com cálculos feitos pela reportagem do EL PAÍS, mas o Governo anunciou agora que mal chegam a meio milhão de famílias. O Nordeste do país, onde o ex-presidente Lula desfruta de grande popularidade, é a região mais afetada.

Além disso, o presidente brasileiro anunciou uma lei que permitirá a exploração de recursos em terras indígenas protegidas. Isso inclui mineração, extração de petróleo e gás e construção de hidrelétricas. O projeto também prevê a autorização da exploração de terras indígenas para turismo, agricultura, pecuária ou indústria florestal. Bolsonaro é obrigado a respeitar a Constituição brasileira, que protege o direito dos indígenas a manter seus modos de vida, algo que parece complicado de acordo com seu projeto.

O presidente diz que pretende transformar o Brasil, mas a grande transformação em que seu país deveria se centrar é aquela criada por Governos anteriores: tirar milhões de pessoas da pobreza e proporcionar-lhes uma existência digna. Esse é o ponto crucial pelo qual o Brasil despertou admiração em todo o mundo nas últimas décadas e que Bolsonaro parece desprezar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_