‘Ultra tira a roupa’, o programa infantil dinamarquês em que as crianças podem ver adultos nus
O programa busca promover a aceitação do corpo ao mostrar uma representação diferente daquela que aparece nas redes sociais
Em um set de filmagens e ao vivo, um grupo de crianças observa cinco adultos em roupões de banho enfileirados sobre uma plataforma. O apresentador chama ao palco os convidados, que não são atores, mas voluntários, e os convida a se despir. A partir desse momento, as perguntas começam. “Com que idade o cabelo cresce na parte inferior do corpo?” “Você está satisfeito com o seu corpo?” “Você se arrepende de ter feito uma tatuagem?” Durante a transmissão, crianças entre 11 e 13 anos são incentivadas a comentar os corpos de adultos nus com o objetivo de “combater a vergonha do corpo e promover a positividade corporal”, explicaram os produtores ao The New York Times.
O programa, intitulado Ultra smider tøjet (Ultra tira a roupa), estreou sua primeira temporada no ano passado e foi o vencedor do Festival de Televisão Dinamarquês de 2019. Transmitido em um canal infantil na emissora nacional DR Ultra, está agora em sua segunda temporada e é muito popular na Dinamarca. Imagens do episódio mais recente começaram a circular nas redes sociais na semana passada depois que Peter Skaarup, um membro proeminente do Partido Popular dinamarquês, acusou o programa de “depravar” menores. Para Skaarup, conteúdo é “extremo demais” para o público.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.