_
_
_
_
_

Jeff Bezos chega ao espaço e conclui com sucesso o voo com a tripulação da nave Blue Origin

O magnata pousa no Texas com seu irmão Mark, a pioneira Wally Funk e o jovem Oliver Daemen, depois de um voo de menos de 15 minutos

Da esquerda para a direita, Mark Bezos, seu irmão Jeff, o jovem Oliver Daemen e a pioneira Wally Funk, com os trajes da Blue Origin.Vídeo: EUROPA PRESS / DIRECTO: REUTERS
Javier Salas

Não chegou a durar 11 minutos. O magnata Jeff Bezos, acompanhado de seu irmão Mark, a pioneira Wally Funk e o jovem Oliver Daemen completaram nesta terça-feira um voo de pouco mais de 10 minutos, mas que servirá para cumprir seu objetivo pessoal e comercial: viajar ao espaço com sua própria nave. Nesses poucos minutos, eles cruzaram a barreira de 100 quilômetros de altura, a fronteira espacial, e permaneceram em uma situação de gravidade zero por quatro minutos antes de retornar à Terra. Tudo isso não é um grande marco na história da astronáutica, mas, sem dúvida, é um passo importante no campo do turismo espacial: foi o primeiro voo não pilotado e com tripulação totalmente civil. “O melhor dia da minha vida”, ouviram Bezos gritar ao pousar com sua cápsula, antes do champanhe para a celebração.

Mais informações
Richard Branson Virgin Galactic
Bilionário Richard Branson viaja ao limite do espaço com sua própria nave
Quando os EUA excluíam da corrida espacial as mulheres ainda que fossem melhores que os homens
Wally Funk Mercury 13
A pioneira Wally Funk, de 82 anos, a pessoa mais idosa a se tornar astronauta

No entanto, esse voo envolve vários registros históricos interessantes. Funk, uma pilota de 82 anos que pertenceu ao grupo de mulheres Mercury 13, aspirantes a astronautas em 1961, torna-se a pessoa mais velha a voar para o espaço, desbancando o veterano John Glenn, que o fez aos 77. Esta pioneira, que ficou esperando sua oportunidade durante 60 anos, era, portanto, a pessoa mais preparada em toda a viagem. Com 18 anos, Daemen, filho de um holandês rico, é o astronauta mais jovem da história. E os Bezos são os primeiros irmãos a se encontrarem no espaço, depois de não ter se concretizado o encontro dos gêmeos Mark e Scott Kelly na Estação Espacial Internacional. Claro, Jeff Bezos não conseguiu se tornar o primeiro empresário a voar em um foguete de sua própria empresa (a Blue Origin), já que seu rival. Richard Branson, fez isso nove dias antes, a bordo de um dos aparelhos da Virgin Galactic.

Assim, já temos os três magnatas com seus foguetes espaciais a todo vapor. Bezos e Branson com suas modestas viagens suborbitais, por enquanto, para saciar o desejo dos turistas milionários, embora tenham planos de ir mais longe. Os dois se somam aos êxitos colhidos por Elon Musk com a SpaceX, que se concentra em voos espaciais muito mais ambiciosos, como levar astronautas à Estação Espacial Internacional. Musk também está preparando um voo semelhante aos da Virgin Galactic e Blue Origin para setembro, o Inspiration4, com uma tripulação inteiramente civil financiada por outro milionário: Jared Isaacman.

Este primeiro voo espacial tripulado da espaçonave New Shepard, pilotado por computador, é a primeira viagem da empresa Blue Origin com um turista espacial que pagou por seu lugar. O pai do jovem Daemen deu o segundo maior lance no leilão que Bezos promoveu para encontrar seu primeiro companheiro de voo. O milionário que fez a melhor oferta, quase 24 milhões de euros (148 milhões de reais), não vai embarcar neste voo por problemas de horário, mas irá em outro.

Para a fronteira espacial

O foguete deu impulso até os 100 quilômetros de distância, a linha que marca internacionalmente o início do espaço. Branson atingiu apenas 85 quilômetros, um pouco acima do limite de 80 que os EUA estabelecem para o espaço. Isso significa que, sendo puristas, Branson foi apenas o primeiro a chegar às portas do espaço.

Ao chegar ao ponto mais alto, os ocupantes da New Shepard conseguiram se libertar dos cintos de segurança para flutuar por alguns minutos e sem traje espacial, já que a nave é pressurizada como um avião convencional. Depois de desfrutar da ausência de gravidade, a cápsula lançou uma grande coluna tripla de paraquedas para frear sua queda ao solo, enquanto o foguete voltava a dar impulso com seus motores para alcançar um pouso vertical limpo, semelhante aos dos foguetes Falcon 9 de Musk . Um sucesso total.

A New Shepard, cujo nome homenageia o primeiro astronauta norte-americano (Alan Shepard, em 1961), é um foguete projetado para voos suborbitais, ou seja, não pretende sequer dar a volta ao planeta Terra. Mas tem confortos importantes: o espaço da cabine é o dobro do da cápsula Apollo com a qual se viajava à Lua. Foi testado com sucesso 15 vezes nas instalações que Bezos tem no Texas (EUA), de onde partiu este voo, e tem seis poltronas confortáveis para o mesmo número de passageiros, embora desta vez apenas quatro tenham sido ocupados.


Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_