_
_
_
_
_

Emirados Árabes entram para a corrida rumo a Marte

O primeiro lançamento do país em direção ao planeta vermelho busca reabrir a arriscada via à qual China e EUA também se somarão até agosto

Nuño Domínguez
Sarah Al Amiri, presidenta da Agência Espacial do país e ministra de Ciências Avançadas.
Sarah Al Amiri, presidenta da Agência Espacial do país e ministra de Ciências Avançadas.Siddharth Siva

Os Emirados Árabes Unidos tentam fazer história neste fim de semana com o lançamento de sua primeira sonda espacial para Marte, batizada de Hope (Esperança). Viajar com sucesso ao planeta vermelho não é uma tarefa fácil. Quase metade das naves lançadas nos últimos 60 anos fracassou. Esta confederação de monarquias petroleiras do Oriente Médio aspira a se tornar o primeiro país árabe no grupo das potências que chegaram lá: Rússia, EUA, Europa e Índia. Os programas espaciais aproveitam que, de agora até meados de agosto, a Terra e Marte estão mais perto, a 55 milhões de quilômetros de distância em linha reta, frente aos 225 milhões de quilômetros de média.

Mais informações
Ilustração do interior de um ‘habitat’ no espaço
NASA encomenda projetos de casas extraterrestres
Imagen de la raya verde del oxígeno sobre la Tierra
Descoberto um rastro nunca visto do oxigênio em Marte
Uma base espacial educativa foi aberta ao público nesta semana em um lugar remoto no deserto de Gobi, na China, com o objetivo de explicar a seus visitantes como seria a vida no planeta vermelho. Na imagem, visão geral da 'Base Mars 1' no deserto de Gobi.
China inaugura base de excursões em Marte (ou quase), em imagens

“O foguete e a nave estão preparados para o lançamento e só nos falta uma janela com uma meteorologia adequada para a decolagem”, diz Sarah al Amiri, presidenta da Agência Espacial dos Emirados e ministra de Ciências Avançadas. O lançamento ― que já foi adiado duas vezes por causa do mau tempo ― é feito a bordo de um foguete japonês que decolará do centro espacial da ilha de Tanegashima, no sul do arquipélago nipônico.

“Há margem para o lançamento até 3 de agosto, e talvez poderíamos estendê-lo inclusive um pouco mais, então temos confiança de que poderemos lançar sem problemas”, explica Amiri, que é também a chefa das operações científicas da missão. A Hope é primeira de três expedições marcianas a serem lançadas aproveitando o alinhamento da Terra e Marte. Dentro de algumas semanas será seguida por duas missões dos EUA e da China com veículos móveis para explorar a superfície.

O projeto emiradense tem como objetivo orbitar o planeta vermelho durante pelo menos três anos, numa órbita muito peculiar. Sua distância máxima da superfície será de 40.000 quilômetros, e a mínima de 20.000 ― quase o dobro do diâmetro da Terra ― o que lhe permitirá “ver todo o disco o planeta girando a grande velocidade”, explica Amiri. A sonda poderá obter imagens de alta resolução do planeta completo e da sua atmosfera, observar suas mudanças diárias e talvez responder a uma intrigante pergunta.

Bilhões de anos atrás, Marte era um planeta azul como a Terra, com uma atmosfera espessa que garantia uma temperatura temperada, a presença de água líquida e possivelmente a existência de vida. Em algum momento o equilíbrio se rompeu e a radiação solar começou a arrancar os gases atmosféricos até transformar o planeta no deserto gelado que é hoje. Ainda hoje, esse planeta perde várias toneladas de atmosfera diariamente. Compreender melhor este processo será um dos objetivos científicos da sonda Hope.

A nave, de 1,5 tonelada, leva uma câmera de luz visível e ultravioleta e dois espectrômetros, um infravermelho e outro ultravioleta, que poderão estudar as nuvens, os gases, as tempestades de poeira e a composição detalhada das três camadas do fino envoltório de gases que rodeia o planeta. Ao contrário do que faz a maioria de países, os Emirados publicarão os dados da sonda de forma imediata para que qualquer outra agência espacial possa ter acesso.

Esta é sem dúvida uma das missões mais atípicas já enviadas a Marte. A origem do projeto remonta a 2014, quando o presidente dos Emirados, Khalifa bin Zayed al Nahayan ― um dos governantes mais ricos do mundo ―, anunciou a intenção de chegar a Marte em 2021, quando o país completa 50 anos de fundação.

O objetivo principal da Hope é criar uma comunidade de engenheiros e cientistas jovens numa nação sem nenhuma experiência em exploração espacial, aumentar o interesse pela ciência entre as novas gerações e mostrar um caminho para diversificar o modo de gerar riqueza que predomina nos Emirados desde sua fundação: a extração de petróleo.

A Hope foi desenhada e construída nos EUA com a ajuda de engenheiros e cientistas de três universidades desse país que colaboraram com profissionais e estudantes emiradenses. A contribuição principal coube ao Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, em Boulder, que há décadas vem desenvolvendo instrumentos para importantes missões de exploração marciana e de outros planetas do Sistema Solar. Uma das missões principais das quais participou foi a sonda orbital Maven, da NASA, com a qual a missão dos Emirados tem semelhanças, embora seja menos complexa.

Un ingeniero inspecciona la sonda 'Hope' de Emiratos Árabes.
Um engenheiro inspeciona a sonda emiradense ‘Hope’. EMM (EMM)

O desenvolvimento da nave foi feito em apenas seis anos e exigiu a construção de uma nova agência espacial para o projeto. O custo total chegou a 200 milhões de dólares [1,07 bilhão de reais], segundo Amiri.

Depois da decolagem, a Hope, em vez de viajar em linha reta, precisa percorrer uma longa trajetória curva para alcançar Marte e ficar ancorada a ele pela força de gravidade do planeta. Levará sete meses para completar os quase 500 milhões de quilômetros a serem percorridos na sua jornada até chegar lá, em fevereiro de 2021. Um dos momentos mais críticos da missão será a inserção na órbita marciana, quando o artefato, do tamanho de um jipe, precisa frear até ser apanhado pela gravidade de Marte, para então se ajustar à sua órbita final.

Os engenheiros da missão esperam que o primeiro sinal da nave seja recebido na antena de espaço profundo da NASA em Robledo de la Chavela (na região de Madri), já que o projeto usa a infraestrutura de antenas da agência espacial norte-americana. O controle da missão está no Centro Espacial Mohamed Bin Rashid, em Dubai.

“O risco de uma missão como esta é muito elevado”, opina Alberto González Fairén, pesquisador no Centro de Astrobiologia (CSIC-INTA) de Madri e do Departamento de Astronomia da Universidade Cornell, em Nova York. “Para outras agências mais experientes, como a NASA, continua sendo um desafio completar com sucesso uma missão a Marte, e até agora só se conseguiu em metade das vezes. Para uma agência nova, e em sua primeira tentativa, o risco se multiplica.”

A Hope não é interessante apenas por suas contribuições científicas, mas também porque facilitará a comunicação entre o planeta vermelho e a Terra. As naves orbitais servem de intermediárias na comunicação entre o nosso planeta e as sondas presentes na superfície marciana. “Atualmente só há seis orbitadores, e a metade é muito velha e apresenta falhas recorrentes. Acrescentar um novo é sempre uma excelente noticia para evitar um gargalo no envio de dados da superfície”, observa Fairén.

“Esta missão provocou muita controvérsia na comunidade científica”, opina Jorge Pla-García, astrofísico do CAB que participa da próxima missão norte-americana a Marte, com lançamento previsto nas próximas semanas. “Muitos acham que teria sido melhor que os Emirados tivessem investido todo este dinheiro em saúde, educação e pesquisa em lugar de comprar esta missão dos EUA. Têm razão em parte, mas este país já tem experiência em satélites de observação da Terra e de espionagem para competir com o Irã. Se conseguirem, o prêmio será se tornar a quinta nação a chegar a Marte com sucesso.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_