Treinador do Barcelona denuncia racismo contra Andressa Alves
Jogadora brasileira foi expulsa por tentar agredir a acusada de racismo, Shei García, na partida contra o Rayo Vallecano
O treinador da equipe feminina do Barcelona, Lluís Cortés, acusou uma jogadora do Rayo Vallecano de cometer um "insulto racista" contra a brasileira Andressa Alves, no último domingo, em partida na qual o Barça venceu o Rayo por 4 a 0 pela Liga Iberdrola, o campeonato espanhol da categoria. Andressa foi expulsa aos 29 minutos do segundo tempo por tentar agredir a adversária. García desmentiu a acusação e acusou o Barcelona de estar ferindo sua imagem.
Cortés, ao término da partida, explicou. “Andressa é uma jogadora estrangeira que recebe um insulto racista durante o jogo e isso é um tema muito grave, que temos que erradicar entre todos”, expôs o técnico depois da 20ª rodada do campeonato. Cortés ressaltou que a agressão por parte da brasileira não era justificada. Mas acrescentou: “A gente deve entender que os insultos racistas são muito graves”, e pediu: “Devemos todos nos esforçar para que isso não aconteça mais”. O treinador não especificou qual foi o insulto; Alves foi expulsa por tentar agredir García logo após o lance em que teria sido vítima de racismo.
A acusada negou em suas redes sociais ter proferido qualquer insulto racista a Andressa. “Esclareço o acontecido!!!! Minha imagem não será manchada quando em nenhum momento disse insultos racistas à jogadora do Barça. Espero que um clube como o Barça deixe de manchar a imagem de uma jogadora que somente quer aproveitar seu sonho que é jogar futebol, Obrigado”, se pronunciou Shei García através de sua conta oficial no Twitter.
A súmula escrita pela árbitra Villegas Navas, segundo revelou Sole, jogadora do Rayo, não faz referência a nenhum insulto dito por Shei. Irene Ferreras, treinadora da equipe, saiu em defesa de sua atleta: “Nenhuma jogadora do Rayo Vallecano tem condutas racistas. Acrescento que Sheila é a jogadora mais nobre com quem tive a sorte de trabalhar”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.