_
_
_
_
_

Elon Musk apresenta túnel subterrâneo para carros circularem a 240 km/h

Fundador da Tesla pretende acabar com os congestionamentos em grandes cidades como Los Angeles

Isabel Rubio
O fundador e executivo-chefe da Tesla, Elon Musk, apresenta à imprensa um protótipo do túnel.
O fundador e executivo-chefe da Tesla, Elon Musk, apresenta à imprensa um protótipo do túnel.POOL (REUTERS)
Mais informações
“Feito na Terra por humanos”: a mensagem no carro que Elon Musk enviou ao espaço
Um lança-chamas, “invenção” de Elon Musk

Imagine entrar com seu carro em um elevador, descer alguns metros sob a superfície e circular por um túnel subterrâneo a 240 quilômetros por hora. O fundador e executivo-chefe da Tesla, Elon Musk, quer tornar isso possível e acabar, dessa forma, com os congestionamentos nas grandes cidades. Para isso, apresentou na terça-feira em Los Angeles (Califórnia) um protótipo de túnel subterrâneo de quatro metros de largura para carros.

Por trás desse projeto está a The Boring Company, uma empresa da qual Musk é dono e que investiu 10 milhões de dólares (38 milhões de reais) na perfuração. O empresário escolheu um Tesla X branco para estrear o primeiro trecho de testes do túnel. Esse trecho, que tem uma extensão de quase dois quilômetros, foi construído exatamente embaixo das instalações da empresa Space X, também fundada por Musk, em Hawthorne — uma cidade localizada no condado de Los Angeles.

O veículo se adapta aos trilhos do túnel porque foi equipado com rodas especiais que evitam que se choque com as paredes. Musk afirmou em sua conta do Twitter que o dispositivo acrescentado às rodas do veículo “transforma um carro em um trem guiado por trilhos”. As peças necessárias custariam de 200 a 300 dólares (770 a 1.160 reais) e podem ser instaladas após a compra do veículo.

Apesar de Musk esperar que no futuro os carros possam chegar aos 240 quilômetros por hora no túnel, no teste de terça-feira o carro não superou os 7 quilômetros por hora. Alguns jornalistas puderam realizar o trajeto. “O túnel, nebuloso com a poeira da construção e com uma iluminação semelhante à de um néon, ofereceu um passeio cheio de altos e baixos. Musk explicou mais tarde que isso ocorreu porque tiveram alguns problemas com o pavimento e que um sistema ao público seria muito mais suave”, diz um jornalista do site TechCrunch. Um funcionário da CNN diz que por estar em um espaço tão estreito sentiu que circulavam a uma velocidade maior: “Parecia um passeio em um parque de diversões”.

Um Tesla Modelo X modificado, no túnel.
Um Tesla Modelo X modificado, no túnel.ROBYN BECK (AFP)

Musk propôs o desenvolvimento de um sistema de túneis “que pode ser expandido e melhorado de maneira ilimitada”: “É como um sistema de autoestrada em três dimensões sob a superfície”. Os carros da Tesla serão compatíveis com esse sistema de transporte. Mesmo que Musk tenha afirmado que não se trata de “um jardim murado e algo somente para a Tesla”, o site especializado em veículos Diario Motor explica que esse projeto “exige importantes requisitos técnicos no carro e, principalmente, limita muito o número de veículos que poderão utilizar os túneis da The Boring Company”.

Somente carros elétricos e autônomos poderão utilizá-los. Mas Musk afirma que esses túneis também terão veículos prioritários reservados para transportar pedestres e ciclistas. Uma viagem nesse tipo de transporte público pode custar por volta de um dólar (4 reais), como especulou o fundador da Tesla.

É uma rede de túneis construída por milhões de dólares a menos do que os construídos para trens subterrâneos, como explica o TechCrunch: “Os custos se reduzem triplicando a velocidade de perfuração e mantendo os túneis em uma largura menor”. Para Musk, a apresentação desse protótipo é simplesmente uma demonstração do que se poderia fazer. Esse projeta prova mais uma vez que o fundador da Tesla pretende revolucionar o mundo do transporte. “Esse túnel servirá para se movimentar dentro das cidades enquanto o Hyperloop servirá para o transporte entre elas”, afirmou.

Musk enfrenta contratempos para construir os túneis

Os elevadores para descer ao túnel, cujo acesso seria na mesma rua, só ocupariam dois espaços de estacionamento. "Podem ser construídas estações em toda a estrutura da cidade sem mudar o seu caráter", disse Musk em uma entrevista coletiva, de acordo com o TechCrunch. Musk pretende construir uma rede de túneis em toda Los Angeles. Mas a empresa já encontrou alguns contratempos para realizar a empreitada. Em novembro, abandonou seus planos de projetar outro túnel nessa cidade após receber uma intimação de diversos moradores, de acordo com a CNN. O foco, agora, é construí-los em alguns bairros como East Hollywood e Rampart Village até o estádio de beisebol Dodger Stadium.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_