Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Um lança-chamas, a nova “invenção” de Elon Musk

O perigoso produto já faturou cerca de 10 milhões de dólares na fase de reserva

O lança-chamas da The Boring Company, a empresa de túneis de Elon Musk.
O lança-chamas da The Boring Company, a empresa de túneis de Elon Musk.

Elon Musk pretende salvar a humanidade. Seu plano final consiste em levar a civilização para Marte. Mas é possível que sua nova invenção contribua para exterminá-la antes que a migração possa ser executada. O CEO da Tesla costuma promover objetos da sua empresa de túneis, a The Boring Company (literalmente, "empresa chata”), para conseguir recursos e agitar as redes sociais.

No domingo, sacou da manga o que parecia ser uma brincadeira, mas não era. Um lança-chamas de 500 dólares (1.582 reais) que já pode ser encomendado através do seu site. Em dezembro, já havia feito referência a esse objeto, mas soou como piada. Disse que, se fosse capaz de vender 50.000 bonés com o logotipo dessa empresa, colocaria o lança-chamas à venda. E cumpriu a promessa.

Great for roasting nuts 🔥 🥜

A pós shared by Elon Musk (@elonmusk) on

A inspiração para o objeto vem de SOS – Tem um Louco Solto no Espaço, um filme que parodia Star Wars. Musk promete oferecer um extintor por apenas 30 dólares adicionais. Só no domingo vendeu mais de 20.000 unidades do perigoso objeto, um faturamento estimado em 10 milhões de dólares.

Quem compra de fora dos Estados Unidos precisa arcar com um custo adicional pelo envio. Todos os compradores devem ler e aceitar os termos e condições de uso, algo assim como uma declaração de isenção de responsabilidades por parte de Musk acerca dos possíveis danos causados por sua última criação.

A tuneladora (mais conhecido como tatuzão) da The Boring Company.
A tuneladora (mais conhecido como tatuzão) da The Boring Company.

O próprio Musk admitiu que o objeto não foi inventado por ele. Sua única contribuição é o adesivo da start-up que ele criou num momento de tédio. Cansado dos engarrafamentos de Los Angeles, onde passa grande parte do seu tempo quando não está na região da baía de São Francisco, propôs-se a começar a cavar túneis para se esquivar do tráfico das vias expressas.

Musk tem várias propostas relacionadas com o transporte além da Tesla, com carros elétricos e baterias. A Space X se dedica aos foguetes e satélites. O Hyperloop é um sistema concebido por ele, mas executado por diferentes startups que competem por usar cápsulas com passageiros impulsionadas por ar comprimido dentro de túneis.

MAIS INFORMAÇÕES