_
_
_
_
_

O primeiro discurso de vitória por Facebook Live

Após o resultado, Jair Bolsonaro falou primeiro nas redes sociais, local que foi seu refúgio durante a campanha e que permitiu que ele driblasse a falta de tempo na TV

Emilio Sánchez Hidalgo

As primeiras palavras de Jair Bolsonaro depois de vencer as eleições brasileiras não aconteceram de um recinto público ou da sede de seu partido, como é habitual entre os vencedores. Elas foram dadas de sua sala de estar, por meio do Facebook Live. Um desfecho natural para um candidato que se refugiou durante a campanha nos vídeos transmitidos pela internet, como forma de driblar o pouco tempo de TV que seu nanico partido o garantia.

Meia hora depois da divulgação dos resultados, Bolsonaro compareceu ao vivo, em uma conexão que durou quase oito minutos. Ao menos 330.000 pessoas seguiram a transmissão. Uma hora depois, o vídeo já somava dois milhões de reproduções e mais de 350.000 comentários. A cena foi divulgada pelo perfil oficial do Facebook do político, onde tem mais de oito milhões de seguidores. Esta é a rede social na qual desfruta de maior popularidade: no Twitter, é seguido por dois milhões de usuários e no Instagram, por 5,6 milhões.

O ultradireitista apareceu acompanhado de sua esposa, Michelle Bolsonaro (a sua direita) e de uma intérprete de libras. “Quero agradecer a Deus pela oportunidade", começou o presidente eleito. "Esse primeiro contato meu, via live, deve-se ao respeito, à consideração e à confiança que tenho no povo brasileiro. Só cheguei aqui porque vocês, internautas, povo brasileiro, acreditaram em mim", explicou Bolsonaro em seu discurso.

A importância das redes na campanha

As redes sociais tiveram um papel fundamental nas eleições brasileiras. Os perfis de Bolsonaro têm milhões de seguidores e o político os usou para se dirigir a seus votantes sem intermediários. Durante a campanha, ele mal concedeu entrevistas aos meios de comunicação e sua primeira intervenção depois da vitória seguiu uma linha similar.

"Bolsonaro usa o Facebook para divulgar sua agenda, para falar com suas bases, que não confiam na grande mídia. Quando quer moderar seu discurso, concorda em dar entrevistas para a televisão para enviar sinais aos mercados, às instituições ... Ele usa o Twitter para responder rapidamente às questões (polêmicas) ... Usa os grupos de WhatsApp como fã-clubes em que se pode fazer parte da sua rede", explicava Francisco Carvalho de Brito, diretor de Internet Lab, uma consultoria de direito e tecnologia nesta reportagem de EL PAÍS. Este é sua primeira mensagem no Twitter depois de sua vitória.

O ultradireitista estreou sua página de Facebook em junho de 2013, coincidindo com um momento de indignação popular no Brasil. Foi durante os protestos contra o aumento do transporte público, que se transformaram em atos multitudinários contra tudo e contra o PT, que estava no Governo de então. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro subiu ao menos quatro vídeos por dia em sua página de Facebook, a maioria ao vivo. Este é o tipo de publicação que mais compartilha.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_