_
_
_
_
_

Explosão em gasômetro da Usiminas deixa ao menos 30 feridos

Forte explosão paralisou a usina siderúrgica localizada em Ipatinga, Minas Gerais, e assustou moradores

Foto de arquivo mostra trabalhador na usina de Ipatinga, Minas Gerais.
Foto de arquivo mostra trabalhador na usina de Ipatinga, Minas Gerais.STRINGER (REUTERS)

Ao menos 30 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira após uma forte explosão na usina siderúrgica da Usiminas em Ipatinga, em Minas Gerais. Segundo informações da usina e do Corpo de Bombeiros, um equipamento conhecido como gasômetro explodiu causando um forte estrondo ouvido por toda a cidade e uma densa coluna de fumaça.

O gasômetro, um equipamento de grande porte com vários metros de altura, armazena gases que são gerados no processo de produção de aço.

“Houve uma explosão no gasômetro por volta das 12h. O incidente está controlado. Já foi interrompido o fluxo de gás”, informou um representante da Usiminas. Em comunicados ao mercado, a Usiminas afirmou que, como medida de precaução, decidiu paralisar, “de forma emergencial e temporária”, os altos-fornos da usina.

“Foram realizados, até o momento, 30 atendimentos no Hospital Márcio Cunha (em Ipatinga). Não há feridos em estado grave e a maior parte das pessoas apresenta leves escoriações. Não há registro de vítima fatal”, afirmou a companhia.

Fotografia cedida pelos bombeiros do gasômetro que explodiu.
Fotografia cedida pelos bombeiros do gasômetro que explodiu.EFE

Ipatinga é uma cidade de cerca de 250.000 habitantes em uma área brasileira conhecida como Vale do Aço, que tem a Usiminas como uma das maiores produtoras. A planta é dedicada à produção de aço bruto, de acordo com analistas do Itaú BBA. A usina de Ipatinga produziu 813 mil toneladas de aço entre abril e junho deste ano, disse a empresa em seu último relatório de lucros.

As ações da empresa chegaram a despencar quase 11 por cento logo após as primeiras notícias do incidente, mas às 16h14 os papéis reduziam perdas, recuando 6,57 por cento, enquanto o Ibovespa exibia baixa de 3,18 por cento.

“Ipatinga é a única usina da Usiminas que produz aço bruto atualmente, com uma capacidade total de 5 milhões de toneladas (por ano). Como referência, a CSN teve um importante incidente em janeiro de 2016 que parou suas operações por vários meses. A ação da CSN caiu 10 por cento no dia que o incidente foi revelado, mas o impacto para o fluxo de caixa da companhia foi minimizado pelo fato da CSN ter seguro, que cobriu as perdas de lucro”, afirmaram analistas do Itaú BBA em nota a clientes, acrescentando que avaliam o impacto sobre a ação da empresa como “exagerado”.

A explosão em Ipatinga ocorreu depois que na quarta-feira um funcionário terceirizado morreu prestando serviços de manutenção em equipamento na área de aciaria da usina.

A usina de Ipatinga está em operação desde a década de 1960 e tem cerca de 6.500 funcionários diretos. O complexo tem três alto-fornos, dos quais o número 1 foi reativado em abril deste ano após ficar parado desde 2015 em meio à queda na demanda brasileiro por aço.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_