Seleccione Edição
Login
Star Wars: ‘Os Últimos Jedi’
8 fotos

‘Star Wars’, os filmes, do pior para o melhor

Quatro jornalistas do EL PAÍS analisam os oito filmes de ‘Star Wars’ lançados até hoje

  • star wars
    18- O Ataque dos Clones Contém algumas das sequências mais vergonhosas de toda a saga com aqueles momentos amorosos entre Anakin e Amidala de piquenique na relva, entre outras. Procurou misturar a política, a ação típica desses filmes estelares e uma história de amor pouco credível sem conseguir dar conta de nenhum dos três aspectos adequadamente. R2-D2 saía voando (na fábrica), e isso já era excessivo. Também foi bastante vergonhoso o momento em que colocam a cabeça de C3PO em um androide durante a batalha final. Além disso, se Jar Jar Binks já era algo de dar dó em 'A ameaça fantasma', aqui George Lucas acabou por trucidá-lo totalmente.
  • star wars
    27- A Ameaça Fantasma Não ganhou o posto de pior filme da saga porque cumpriu sua função de angariar novas gerações. E porque tem dois momentos que poderiam perfeitamente estar entre os melhores de toda a saga: a corrida de dos Pods (que em nenhum momento esconde ser uma grande homenagem à corrida de bigas de ‘Ben Hur’) e o confronto final entre Qui-Gon, Obi Wan e Darth Maul, perfeitamente construído e com a genial música de John Williams. E uma pena que tenhamos perdido o personagem de Qui-Gon tão no começo da trilogia...
  • star wars
    36- Rogue One: Uma história Star Wars O primeiro filme solo da saga é espetacular visualmente e tem uma batalha final à altura daquilo que se deve exigir de ‘Star Wars’, mas ele foi descuidado com seus personagens, muitos dos quais careciam de alma. Uma grande falha considerando o final que quase todos eles têm no filme. Em seu favor, registre-se que é menos infantil e que focou na exibição do lado mais sujo da guerra estelar.
  • star wars
    45- A vingança dos Sith Sem dúvida o filme mais completo e com o melhor ritmo da segunda trilogia. É mais obscura (uma grande sequência é a da aniquilação de Jedis e a Ordem 66), menos infantil e com uma das frases mais míticas da saga, pronunciada por Amidala: “É assim que a liberdade morre, com um estrondoso aplauso”. Embora tenha também aquele momento ridículo do duelo final entre Anakin e Obi Wan junto à lava em que o segundo diz ao primeiro ter uma vantagem por estar mais alto (depois de ter dado milhões de piruetas para todos os lados).
  • star wars
    54- O Despertar da Força Mesmo sendo um exercício de nostalgia e autoplágio (em relação à saga original), cumpre amplamente a mesma missão de ‘A Ameaça Fantasma’ de atrair novos adeptos. Mas J.J. Abrams deu ao filme o que George Lucas teve tanta dificuldade de obter na segunda trilogia: criar algo com uma certa alma e bastante divertido. Mas isso depende de como será o episódio VIII, 'Os últimos Jedi', para avaliar se é uma boa introdução para a nova trilogia e para um novo público ou se foi apenas um grande lance comercial.
  • star wars
    63- O Retorno de Jedi O fechamento da saga original tem momentos estelares, como o começo na fortaleza de Jabba e o auge do resgate sobre o poço de Sarlacc ou um final épico executado à perfeição: o confronto entre três lados, Luke, Darth Vader e o Imperador, misturado com a batalha espacial e tudo o que ocorreu em Endor. Sim, muitas pessoas odeiam os Ewok, mas também tem muita gente que foi captada pela saga graças a eles. Piores do que Jar Jar Binks eles não são.
  • star wars
    72- Star Wars: Uma Nova Esperança O filme que deu origem a tudo não ocupa o primeiro lugar da lista porque é impossível superar a perfeição de ‘O Império contra-ataca’. Apesar de suas propostas simples, tem tudo para ser um filme de aventura perfeito: ação, humor, personagens bem definidos, apresentando um mundo novo ao espectador... Com o passar do tempo, alguns passagens envelheceram, mas, no geral, há uma quantidade enorme de cenas míticas, que o colocam, sem dúvida, entre os primeiros lugares da lista.
  • star wars
    81-O Império Contra Ataca Chegamos a pensar em deixar este texto em branco, pois o filme fala por si. Conta com o melhor Han Solo da saga, tem a batalha de Hoth sobre o gelo e o maior spoiler da história do cinema com aquele Darth Vader cedendo a batuta a Irvin Kershner e a Lawrence Kasdan, que deram à saga um filme quase perfeito em termos de roteiro, ritmo, montagem etc. ‘Os Últimos Jedi’ sofrerá agora a pressão da comparação com ‘O Império Contra Ataca’, mas será difícil. Não sabemos se a atual comandante de tudo, Kathleen Kennedy, disse em algum momento a Rian Johnson a famosa frase “ou faça isso ou não o faça, mas não tente”. Mas ela deve ter ficado satisfeita com o filme, tendo em vista que já encomendou ao cineasta uma nova trilogia para o futuro...

MAIS INFORMAÇÕES