Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

‘Star Wars’ em imagens raras

Passeio por algumas fotografias raramente vistas das filmagens das obras criadas por George Lucas

  • Star Wars Day
    1Episódio I: 'A ameaça fantasma' (1999) A trilogia que estreou duas décadas depois da original (1977), está ambientada 30 anos antes da história que serve de enredo para ‘Guerra nas Estrelas’. Aqui são mostradas a infância de Darth Vader, o passado de Obi-Wan Kenobi e o ressurgimento dos Sith. Na imagem, Qui-Gon Jinn, um Jedi interpretado por Liam Neeson, empunha seu sabre laser.
  • Star Wars Day
    2Episódio I: 'A ameaça fantasma' (1999) Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) lutam contra o Sith Darth Maul (Ray Park).
  • Star Wars Day
    3Episódio II: 'O ataque dos clones' Os separatistas podem acabar com a República e, para isso, tentam assassinar a senadora Padme Amidala. Os cavaleiros Jedi se encarregam de sua segurança. Na fotografia, George Lucas ajoelhado durante a filmagem segura um capacete.
  • STF mantem Renan Senado presidencia
    4Episódio II: 'O ataque dos clones' (2002) Natalie Portman deu vida a Padme Amidala, rainha de Naboo, amante de Anakin Skywalker (depois, Darth Vader) e mãe de Luke Skywalker.
  • Star Wars Day
    5Episódio III: 'A vingança dos Sith' (2005) Esse é o filme em que Anakin Skywalker passa ao lado escuro. Padme Amidala sentencia: “É assim que morre a liberdade, com um aplauso”, e depois é o tempo da tirania de Darth Vader durante a qual ocorre a trilogia original. Na imagem, Hayden Christensen (Anakin) e Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi) se enfrentam com uma tela chroma key de fundo.
  • Star Wars Day
    6Episódio III: 'A vingança dos Sith' (2005) Samuel L. Jackson interpreta o Jedi Mace Windu, mestre do conselho dos cavaleiros da luz.
  • Star Wars Day
    7Episódio IV: 'Uma nova esperança' (1977) Com esse filme começou todo o universo de Lucas. As forças imperiais comandadas por Darth Vader sequestram a princesa Leia, líder da resistência que pretende restaurar a República. Luke Skywalker, Han Solo e os androides C3PO e R2D2 lutarão para resgatá-la de suas garras. Na imagem, o diretor George Lucas com Chewbacca atrás e a equipe de filmagem.
  • O veículo com o qual Luke Skywalker deslizava sobre o desértico planeta de Tatooine, inspirado em localidades do sul da Tunísia, estacionado nos estúdios de gravação de Los Angeles.
    8Episódio IV: 'Uma nova esperança' (1977) O veículo com o qual Luke Skywalker deslizava sobre o desértico planeta de Tatooine, inspirado em localidades do sul da Tunísia, estacionado nos estúdios de gravação de Los Angeles.
  • Luke Skywalker, em companhia de R2D2, parte rumo ao planeta Dagobah em busca de Yoda, o último mestre Jedi, para que lhe ensine os segredos da Força. Enquanto isso, seus companheiros de aventura Han Solo, a princesa Leia, Chewbacca e C3PO sofrem uma cilada tramada por Darth Vader. Na imagem, Leia (Carrie Fisher), no meio, com Han Solo (Harrison Ford), à esquerda, e Luke Skywalker (Mark Hamill).
    9Episódio V: 'O império contra-ataca' (1980) Luke Skywalker, em companhia de R2D2, parte rumo ao planeta Dagobah em busca de Yoda, o último mestre Jedi, para que lhe ensine os segredos da Força. Enquanto isso, seus companheiros de aventura Han Solo, a princesa Leia, Chewbacca e C3PO sofrem uma cilada tramada por Darth Vader. Na imagem, Leia (Carrie Fisher), no meio, com Han Solo (Harrison Ford), à esquerda, e Luke Skywalker (Mark Hamill).
  • No set de filmagem, Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Leia) e Mark Hamill (Luke Skywalker) conversam com George Lucas.
    10Episódio V: 'O império contra-ataca' (1980) No set de filmagem, Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Leia) e Mark Hamill (Luke Skywalker) conversam com George Lucas.
  • A guerra civil galáctica termina com um último confronto entre as forças rebeldes unificadas graças ao esforço de Han Solo, Leia e Luke Skywalker e uma segunda Estrela da Morte, indefesa e incompleta. Na fotografia, Carrie Fisher (esquerda) e Mark Hamill riem juntos.
    11Episódio VI: O retorno de Jedi (1983) A guerra civil galáctica termina com um último confronto entre as forças rebeldes unificadas graças ao esforço de Han Solo, Leia e Luke Skywalker e uma segunda Estrela da Morte, indefesa e incompleta. Na fotografia, Carrie Fisher (esquerda) e Mark Hamill riem juntos.
  • Perspectiva insólita da luta entre Luke Skywalker (Mark Hamill) e Darth Vader, com a voz já mítica de James Earl Jones, que indica o final da trilogia.
    12Episódio VI: O retorno de Jedi (1983) Perspectiva insólita da luta entre Luke Skywalker (Mark Hamill) e Darth Vader, com a voz já mítica de James Earl Jones, que indica o final da trilogia.