_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Chile deve manter o investimento do Estado em educação

Se Sebastián Piñera ganhar, faria mal em rejeitar as linhas políticas básicas de sua antecessora

Sebastián Piñera
Sebastián PiñeraSEBASTIÁN UTRERAS
Mais informações
Terror em Nova York
Novo recorde de CO2
Risco de precariedade
A democracia prevalecerá

A economia chilena atravessa uma fase de desaceleração desde 2015, cuja principal causa é a queda do preço do cobre nos mercados mundiais. Para o Chile, o cobre é uma espécie de monocultura; outros países dependem do petróleo, mas, claro, o cobre não é defendido nos mercados por um cartel poderoso. Quando o preço do cobre cai, não existem ferramentas eficazes para fazê-lo subir novamente; é preciso esperar pacientemente que se recupere. Neste ano, a economia chilena crescerá em torno de 1,5%. Mas também há boas notícias: o preço do cobre está se recuperando e, pelo menos, o metal não será mais um lastro para o crescimento. No entanto, as estimativas de crescimento para 2018 não superam 2%; levará alguns anos para alcançar uma taxa de crescimento de 4%.

Mas o avanço conjuntural exposto em números nos diz pouco sobre a estrutura econômica do país, que é, finalmente, o que define a qualidade do bem-estar e a estabilidade futura. Talvez a indicação da dependência em relação ao cobre revele a descompensação das fontes de riqueza. A equipe econômica de Michelle Bachelet praticamente não se equivocou em seu diagnóstico sobre os pontos vulneráveis da economia chilena. Em primeiro lugar, é necessário reduzir a dependência do cobre, que condena os chilenos a uma volatilidade excessiva e desnecessária no crescimento econômico. É claro que, como se apressam em dizer os responsáveis pelo setor de mineração, a redução deve ser gradual. Sem dúvida. Mas é urgente iniciar a transição para novas fontes de riqueza.

Com a mesma urgência, ou maior, é preciso reformar o sistema fiscal. Qualquer observador distraído conclui que os Estados que desejam contribuir com o crescimento econômico –mesmo que seja da maneira indireta que o liberalismo prega– são obrigados a ter uma estrutura de arrecadação firme e segura, o que, é claro, não significa confiscatória. Trata-se simplesmente de garantir um fluxo contínuo de receitas, para o qual devem contribuir as empresas e a renda individual de forma proporcional. O mesmo observador distraído entenderá que a diferença entre os países desenvolvidos e os emergentes é, basicamente, a segurança fiscal.

O Estado chileno precisa aumentar as receitas para cobrir os investimentos necessários em educação, outro dos graves déficits da sociedade chilena. Porque a educação, uma externalidade para o catecismo neoliberal, é uma das formas –junto com a segurança jurídica, naturalmente– que o Estado tem para contribuir com o crescimento. Por estes e outros motivos, as decisões econômicas de Bachelet foram totalmente justificadas.

O argumento dominante hoje insiste em culpar as mudanças fiscais e educacionais pela queda do investimento. “Criaram incerteza”, se pontifica com segurança impostada. É provável, mas sabemos, como Keynes nos ensinou, que as decisões de investimento dependem principalmente das expectativas de demanda e, portanto, seria mais acertado supor que a queda da demanda é a causa anterior da depressão do investimento. Por outro lado, aumenta o consenso de que as expectativas da demanda melhorarão nos próximos meses. Assim, a fase depressiva do investimento pode começar a se fechar nos próximos meses.

Nas próximas e imediatas eleições (19 de novembro), o candidato da direita, Sebastián Piñera, tem vantagem. Ele faria mal, se ganhar, em rejeitar o diagnóstico e as linhas políticas básicas de Bachelet, exceto em relação à modulação dos detalhes. A política fiscal e a educação são linhas de progresso para o Chile, por mais que Piñera se sinta tentado a recorrer a modos de crescimento mais frágeis.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_