Twitter amplia o limite para 280 caracteres por mensagem

Rede social experimenta com alguns dos seus usuários para incentivar o uso com mais frequência

Kacper Pempel (REUTERS)
Mais informações

Desde sua criação, o Twitter oferecia 140 caracteres por tuite, uma limitação que serviu para promover a criatividade e criar uma linguagem própria, mas também foi um impedimento para sua adoção em diferentes países e culturas. 140 caracteres não representam a mesma coisa em espanhol, alemão, inglês (o idioma original dos fundadores e do serviço) e japonês, onde quase é possível contar uma notícia.

O Twitter acaba de mudar o limite de 140 para 280 caracteres para alguns de seus usuários. Trata-se de uma medida experimental. Foi apresentada como um esforço para incentivar o uso do Twitter de forma mais ativa.

Aliza Rosen e Ikuhiro Ihara, gerente de produto e engenheiro de software respectivamente, explicam a motivação dessa mudança: “Tentar comprimir seus pensamentos em um tuite – já aconteceu com todos –, às vezes pode ser complicado. É curioso porque isso não significa um problema em todas as línguas que usam Twitter”. Os dois fizeram comparações entre eles, entre o inglês e o japonês, os idiomas nativos de cada um. Descobriram que às vezes ela desistia, enquanto que para ele sobrava espaço. Em seus estudos viram como em japonês, coreano e chinês é possível escrever muito em 140 caracteres, enquanto em inglês, espanhol, português ou francês é necessário repensar e editar até conseguir comprimir a mensagem.

A mudança vai ocorrer em alguns perfis, mas não especificaram quais

A mudança vai ocorrer apenas em alguns perfis, mas não especificaram quais: “Queremos que todas as pessoas ao redor do mundo possam se expressar facilmente no Twitter, por isso estamos fazendo algo novo: vamos testar um limite maior de caracteres, 280, para os idiomas afetados pela necessidade de comprimir ideias (que são a maioria, exceto japonês, chinês e coreano). Apesar de que só estará disponível para um pequeno grupo de pessoas, queremos ser transparentes e contar por que estamos tão animados com esse teste”.

Twitter em 140 e em 280.
Twitter em 140 e em 280.

O plano é recolher dados e, se funcionar, ampliar para todos. No Twitter são conscientes de que qualquer mudança em sua comunidade desperta uma tempestade de reações “Twitter é brevidade. Isso é o que faz com que seja a melhor maneira de ver o que está acontecendo. Os tuites recolhem, de forma concisa, a informação ou os pensamentos que importam. E isso é algo que nunca vai mudar. Entendemos que, como muitos de vocês tuitam há anos, pode ser que sintam um apego emocional aos 140 caracteres, também aconteceu com a gente”.

O plano é recolher dados e, se funcionar, ampliar para todos. São conscientes de que qualquer mudança em sua comunidade desperta uma tempestade de reações

Desde a volta de Jack Dorsey ao Twitter, a rede social realizou uma série de mudanças. Agora a inclusão de uma foto não diminui os caracteres da mensagem, trocaram a estrela para marcar um tuite como favorito por um coração, como faz a maioria das redes sociais. Com essas mudanças viram como o uso diário e a recorrência dos usuários é maior. Seus últimos resultados financeiros refletem um aumento do uso diário de 12% durante os três últimos trimestres.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: