FÓRMULA 1

Finlandês Bottas vence na Rússia sua primeira corrida no Mundial de F-1

Vitória foi facilitada por uma manobra de Felipe Massa, que atrapalhou Sebastian Vettel quando era ultrapassado como retardatário

Botta, no pódio com Raikkonen (esquerda) e Vettel.
Botta, no pódio com Raikkonen (esquerda) e Vettel.VALDRIN XHEMAJ (EFE)

Em um exercício de controle, o finlandês Valtteri Bottas conquistou na cidade de Sochi, no Grande Prêmio da Rússia, sua primeira vitória no Mundial de Fórmula 1. O finlandês da Mercedes, contratado este ano pela equipe como substituto de Nico Rosberg, havia se mostrado um pouco distraído nas corridas anteriores, até que neste domingo emergiu com força desde o primeiro momento. Posicionado em terceiro no grid de largada, Bottas encontrou uma brecha que o levou a liderar o pelotão já na primeira curva e, a partir de então, circulou à vontade até as últimas três voltas, nas quais se defendeu com tudo que tinha a seu alcance. O finlandês contou ainda com a ajuda do brasileiro Felipe Massa, que atrapalhou o líder do Mundial, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, quando este o ultrapassava como retardatário na penúltima volta. Apesar de Vettel não ter conseguido alcançar Bottas, segue liderando o Mundial graças ao segundo lugar. Massa terminou em nono.

Mais informações

 Bottas esperou 80 provas antes de conseguir sua primeira pole, no Bahrein, e uma a mais para subir ao degrau mais alto do pódio na Rússia, ao lado da dupla da Ferrari, Vettel e outro finlandês, Kimi Raikkonen. Fora da cerimônia de champanhe ficou o britânico Lewis Hamilton (em quarto), muito desfocado desde sexta-feira e que com esse resultado perdeu terreno na perseguição contra o tetracampeão Vettel na disputa pelo título mundial.