Operação contra evasão fiscal no futebol inglês prende vários agentes e cartolas

Lee Charnley, presidente do Newcastle, foi detido dois dias depois de seu clube confirmar o acesso à Premier League

O proprietário do Newcastle, Mike Ashley (à direita), com o presidente do clube, Lê Charnley.
O proprietário do Newcastle, Mike Ashley (à direita), com o presidente do clube, Lê Charnley.Lee Smith (REUTERS)

O departamento responsável pelos impostos do Reino Unido (HMRC na sigla inglesa) lançou nesta quarta-feira uma ampla operação contra a evasão fiscal nas transferências de futebol que mobilizou 180 agentes em buscas no território britânico e na França, em colaboração com as autoridades francesas. Na operação foram apreendidos documentos, computadores e celulares, e realizadas prisões de dirigentes e empresários em toda a Inglaterra e também na França, como informou a imprensa local.

MAIS INFORMAÇÕES

Os funcionários do HMRC entraram na sede do West Ham, localizados no antigo estádio olímpico de Londres, e do Newcastle. O diretor-geral deste clube do norte da Inglaterra, Lee Charnley, foi preso. Isto acontece apenas dois dias depois que o time treinado por Rafa Benítez conseguiu confirmar seu retorno à Premier League.

“Vários trabalhadores da indústria do futebol profissional foram presos pelo HMRC por suposta evasão fiscal”, disse na manhã desta quarta-feira a agência do governo em um comunicado. “Hoje 180 oficiais da HMRC foram deslocados pelo Reino Unido e França. Os investigadores fizeram buscas em várias dependências no nordeste e sudeste da Inglaterra e prenderam pessoas, além disso foram apreendidos registros comerciais e financeiros, computadores e celulares. As autoridades francesas estão apoiando a investigação britânica, fizeram prisões e buscas em vários locais na França. Esta investigação criminal manda uma mensagem clara de que, independente de quem for, quem comete fraude fiscal irá enfrentar as consequências”.

A investigação continua e, por isso, o HMRC afirma que não pode oferecer mais detalhes sobre a operação por enquanto.

Arquivado Em: