_
_
_
_
_

Real Madrid faz gols, Juve defende, Atlético corre e Monaco é efetivo

Os quatro semifinalistas da Champions League têm perfis muitos específicos e definidos Sorteio dos jogos será nesta sexta-feira, às 07h00 (de Brasília)

Jogadores da Juventus comemoram a passagem para as semifinais.
Jogadores da Juventus comemoram a passagem para as semifinais.E. Morenatti (AP)

Os quatro times que terão seus nomes escritos nas bolinhas que definirão no sorteio desta sexta-feira, às 07h00 (horário de Brasília), os jogos das semifinais da Champions League, apresentam números bastante claros que expressam suas principais qualidades e as armas mais poderosas que os levaram a estar entre os melhores da Europa. O Real Madrid é o que mais gols marcou, a Juventus mantém a defesa menos vazada, o Atlético de Madrid é a equipe que mais se desloca na superfície do campo e o Monaco é o time mais efetivo nos contra-ataques. Todos os jogos, antes mesmo da definição por sorteio, seriam interessantes.

Mais informações
Juventus segura o Barcelona, empata por 0 x 0 e vai para as semifinais da Champions
Real Madrid vence o Bayern por 4 x 2 e está nas semifinais da Champions League

No ataque: Real Madrid, o que mais marca; Monaco, o mais eficiente

Com 28 gols (6 deles, quase 25%, nas quartas, contra o Bayern), o Real Madrid é a equipe que mais gols fez na Champions. Só a partir das oitavas de final, o time de Zidane marcou 12 gols, uma média de três por partida. O Monaco, com Mbappé e Falcão à toda, acumula 21 gols, 12 deles também nos últimos quatro jogos. Dos semifinalistas, a equipe do Principado, que volta a essa fase depois de 13 anos, é que registra maior percentual de acerto de chutes em gol: 22%. É a que menos chuta de dentro da área, mas a que mais gols faz por arremate. A Juventus fez 17 gols na Champions e acerta 15% de seus chutes, enquanto o Atlético de Madrid é o que menos chuta (13 gols) e o menos efetivo (13%).

Mais de 110 quilômetros por jogo

O time de Diego Simeone é o que mais corre dentre os quatro semifinalistas. É o único a registrar uma média de mais de 110 quilômetros por jogo. Comandados por Koke, Griezmann e Gabi (primeiro, segundo e quarto que mais se deslocam no torneio), a equipe registra uma média de 116 km por encontro. É, além disso, a única que ultrapassou os 120 quilômetros: contra o Bayern de Munique, na Alemanha, na fase de grupos, quando correu 124 quilômetros. O programa da comissão técnica, no começo da temporada, era preparar o elenco fisicamente para que pudesse efetuar essa proeza nesta altura da temporada. E os outros? A Juventus, 109,9 km por jogo; Real Madrid, 108,4 km; e o Monaco, 107,7 km.

A parede de Buffon, Chiellini e Bonucci, e a melhor posse

"São italianos, sabíamos que sabem defender bem”, disse Piqué depois da eliminação do Barcelona. A Juventus é a equipe que menos sofreu gols na Champions. Em 10 partidas só levou dois gols e ambos foram em momentos de bola parada. Ninguém pôde marcar armando uma jogada. A fortaleza construída por seus zagueiros centrais, Chiellini e Bonucci, e seu goleiro, Buffon, que busca sua primeira Champions aos 39 anos, se tornou evidente nesta quarta-feira no Camp Nou. A última vez que o Barcelona havia ficado sem marcar em casa em uma etapa da Champions tinha sido na temporada 2013-2014, quando perdeu de 3x0 para o Bayern. Graças a esse registro, a equipe de Turim tem o melhor saldo de gols (+15).

A equipe de Allegri é a que mais mantém a bola, com 55% de posse. O Real Madrid tem uma posse de 52%, o Atlético, de 50% e o Monaco, de 46%. O time francês é o que mais perto de seu arco recupera a bola e a equipe mais ‘comprida’, produto de seus vertiginosos contra-ataques.

O Atlético está há nove partidas em casa em jogos da Champions sem levar um só gol. Com Simeone como técnico, em eliminatórias só o Milan pôde marcar na equipe no Calderón nas oitavas da campanha 2013-2014 (a partida terminou em 4x1). Nesta edição da Champions League lhe fizeram, no total, cinco gols. O Real Madrid e o Monaco sofreram 15 e 16, respectivamente. Todos têm seus pontos fortes e suas facetas vulneráveis. Cada um chega com suas armas bem claras para perseguir o sonho de levantar a orelhona.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_