_
_
_
_
_
Anúncio da NASA
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Descobrimento de exoplanetas: Pode haver vida em Trappist-1?

O mero fato da descoberta de sete exoplanetas já é uma grande notícia. Agora resta confirmar se podem abrigar vida

Ilustração dos sete planejas do sistema solar de Trappist-1.
Ilustração dos sete planejas do sistema solar de Trappist-1.NASA (EFE)
Rafael Clemente

Sete planetas orbitando em volta de um sol suave e tranquilo, a distâncias adequadas para que exista água líquida neles. O panorama não pode ser mais otimista para que a Trappist-1 (nome melhor do que sua denominação oficial da estrela 2MASS J23062928-0502285) possa abrigar o primeiro sinal de vida fora de nosso planeta.

Mas talvez as coisas não sejam tão favoráveis. Em primeiro lugar, a distância desses planetas de sua estrela é muito pequena. Certamente muito inferior à que separa a Terra do Sol. Basta dizer que um ano do planeta mais próximo dura apenas um dia terrestre.

Mais informações
Encontrada matéria orgânica no planeta anão mais próximo da Terra
Marte tinha muita água, mas que estava congelada
Sonda da NASA capta as imagens mais nítidas já feitas dos anéis de Saturno
Missão espacial a um planeta desaparecido do Sistema Solar

Trappist-1 é uma estrela vermelha muito mais fria que o Sol. Por isso, a proximidade de seus planetas lhes assegura uma temperatura suportável e compatível com a existência de água em estado líquido. Isso é bom. Mas essa mesma proximidade torna mais provável que sejam afetados por forças de maré, apresentando sempre a mesma face à estrela, assim como ocorre com a Lua em relação à Terra. Ou como a maioria dos satélites de Júpiter ou Saturno. Isso é ruim.

E é ruim porque significaria contrastes tremendos de temperatura: uma face do planeta sempre iluminada e quente, enquanto a outra estaria na escuridão perpétua. A única região habitável seria a intermediária, faixa mais ou menos estreita entre a noite e o dia. Apesar de também não ser agradável viver ali, pois provavelmente as diferenças térmicas entre um e outro hemisfério provocariam ventos ciclônicos.

Isso sem contar que a Trappist-1, como a maioria das estrelas anãs vermelhas, emite de vez em quando intensos fachos de radiação que alcançariam em cheio os planetas situados tão perto. Seria preciso que estivessem protegidos por um campo magnético e uma atmosfera medianamente densa, como a da Terra.

Quando entrarem em funcionamento os novos telescópios (espaciais e também em terra), será possível tentar analisar a composição dessas atmosferas. O simples fato de existirem já seria uma boa notícia. E se nelas se detectar traços de metano ou oxigênio, mesmo em ínfimas quantidades, os argumentos em favor da vida seriam muito reforçados. Não porque traços mínimos de oxigênio fossem respiráveis, mas porque sua simples presença significaria que algo o está produzindo.

Rafael Clemente é um estudioso, engenheiro industrial e foi o fundador e primeiro diretor do Museu de la Ciència de Barcelona (atual CosmoCaixa), da Espanha.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_