Marissa Mayer deixará Yahoo depois de fechar a venda à Verizon
A CEO e o fundador David Filo sairão da empresa depois da venda à empresa norte-americana
O Yahoo comunicou a saída da atual CEO, Marissa Mayer, assim que forem acertados os detalhes da venda à Verizon, antes do final de março. Junto com ela sairá também David Filo, cofundador da empresa e personagem histórico do Vale do Silício.
O relatório aos investidores detalha que a aquisição seria de 4,8 bilhões de dólares (15 bilhões de reais). A operadora ficará com o patrimônio digital de uma das empresas pioneiras do Vale do Silício, enquanto os 15% restantes não adquiridos pela Verizon mudarão de nome para Altaba, uma combinação da Altavista, um dos primeiros diretórios online, e Alibaba, o maior investidor da firma de Sunnyvale.
Em julho, Mayer afirmou que gostaria de continuar na empresa depois da operação: “Meu plano é ficar. Amo o Yahoo e acredito em todos vocês”. Mayer, a mulher que chegou mais longe no Google, trocou seu cargo em Mountain View pelo escritório em Sunnyvale. Chegou grávida e estabeleceu um marco, polêmico, ao ir trabalhar com o bebê poucos dias depois de dar à luz.
Nem ela, nem David Filo, cofundador do Yahoo, continuarão no conselho, que ficará com apenas cinco membros. O documento aponta que nenhum deles saiu por causa de divergências com relação a decisões, operações ou práticas da empresa.
Desde o mês de julho, o Yahoo enfrentou duas grandes falhas de segurança que danificaram sua imagem e reputação. Mais de 1 bilhão de contas foram afetadas e, por isso, a Verizon continua negociando o preço final de compra em baixa.
Vários executivos da Verizon comentaram publicamente que querem que a investigação vá até as últimas consequências para saber o impacto econômico real da falha. “Infelizmente não posso afirmar nada com certeza, porque ainda não sabemos”, lamentou Marni Walden, vice-presidente executivo da Verizon há apenas um mês.
A operadora ficará com o patrimônio digital de uma das empresas pioneiras do Vale do Silício, enquanto os 15% restantes não adquiridos pela Verizon mudarão de nome para Altaba
O Yahoo se destacou durante os anos 1990 por sua gestão de conteúdo e amplo conhecimento de páginas de conteúdo. Pouco a pouco, deixou de se concentrar nas buscas para se tornar criador e distribuidor de conteúdo, além do serviço de correio eletrônico. Seu aplicativo de previsão do tempo foi utilizado pela Apple em seus iPhone, iPad e computadores Mac durante mais de sete anos.
Com a chegada de Mayer, o Yahoo adotou a voracidade típica do Vale do Silício na compra de startups. Até então sua compra de maior repercussão tinha sido o Flickr, um serviço de armazenamento de fotos. Ao catálogo se somou o Tumblr, o sistema de blogs de edição ultrarrápida fundado por David Karp. Em dois anos, deixou de ser parte da identidade dos millennials para se tornar irrelevante.
O portal, com o buscador – cujo motor é da Microsoft, o correio e as notícias continuarão funcionando, mas integrados ao AOL, o antigo America OnLine, já adquirido pela Verizon. O AOL manterá o portal de Finanças e também o de Esportes. Esse acordo põe fim a 21 anos de história como empresa independente.
No fechamento de Wall Street, as ações do Yahoo subiram um centavo para 41,35 dólares.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.