_
_
_
_

Os 40 anos de Totti, um dos maiores da história do futebol

O atacante italiano passou mais da metade de sua vida jogando na Série A pelo clube que ama

Totti comemora gol contra o Torino.
Totti comemora gol contra o Torino.M. B. (AFP)

Os turistas que chegam a Roma se apressam para ir à Fontana di Trevi, a fonte mais famosa. Diz a lenda que para voltar à cidade é preciso jogar uma moeda ali, de costas e com o braço direito cruzando o coração. Provavelmente, Francesco Totti nunca teve a necessidade de fazer isso. O ídolo da AS Roma fez 40 anos na terça-feira. Passou 23 deles, mais da metade de sua vida, jogando na equipe principal do seu amado clube e é um dos poucos jogadores cuja carreira profissional começa e termina no mesmo lugar. Totti é eterno, como sua cidade. Entre o Panteão e o Coliseu, os visitantes veem outra imagem repetida: as camisetas da Roma com o número 10 nas costas, sempre com o mesmo nome.

A ponto de chegar às quatro décadas, Totti tinha marcado na última rodada do campeonato seu gol número 250 na Série A, e já fez 306 na Roma. Estreou na Série A em 28 de março de 1993, com 16 anos, em um jogo contra o Brescia Calcio com a vitória da sua equipe por 2 a 0. Com o clube dos seus amores ganhou um campeonato da Série A em 2001, duas Supercopas da Itália (2001 e 2007) e duas Copas da Itália (2007 e 2008). Com a seleção italiana, ganhou a Copa do Mundo da Alemanha em 2006.

Cumprimentos de todos os lugares

Muitos atletas mandaram saudações através das redes sociais a Totti pelo seu aniversário. O canal do YouTube chamado Francesco Totti Oficial juntou as demonstrações de carinho de todos os personagens destacados que quiseram felicitar o jogador, incluindo Lionel Messi, Rafael Nadal, Usain Bolt, Iker Casillas e até Matteo Renzi, o primeiro-ministro italiano.

“Sempre o admirei e desde o dia em que o conheci, admiro muito mais”, disse Messi em sua saudação. “De uma lenda para outra”, brinca Usain Bolt, na sua. Rafael Nadal se animou a falar italiano e desejou “o melhor para esta etapa”. Ninguém quis deixar de enviar sua mensagem ao histórico jogador da Roma. Também mandaram Paolo Maldini, Andrea Pirlo e Fabio Cannavaro, entre outros.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_