_
_
_
_

‘A doença do toque’ que inutiliza a tela de alguns iPhone 6

Telas sensíveis de um número indeterminado de telefones da Apple estão deixando de responder

O iPhone 6 apresentou-se em 2014.Foto: reuters_live | Vídeo: REUTERS-QUALITY
José Mendiola Zuriarrain
Mais informações
Ter um iPhone 6 é mais fácil em São Paulo do que em Lima ou Moscou
Feliz Dia do Internauta
Como as redes sociais mudaram a forma de lidar com o luto e a morte
Samsung Galaxy Note 7: usa a íris como senha e funciona no molhado

Não se sabe a magnitude do problema, nem se é algo isolado. Certo é que os serviços de suporte oficiais da Apple começam a registrar queixas de proprietários de iPhone 6 e iPhone 6 Plus, aparelhos que foram comercializados há dois anos, porque suas telas sensíveis ao toque deixaram de responder. Alguns atribuem esse problema às recentes atualizações de software que a empresa realiza de forma constante; outros afirmam que reiniciar o aparelho soluciona a questão. No entanto, algumas empresas especializadas em reparação de celulares dizem que trata-se de um problema de projeto e qualificam a situação como uma “bomba-relógio” que poderia afetar cada vez mais dispositivos.

Como saber se o seu smartphone está afetado

Em que consiste exatamente esse problema? E como saber se o seu aparelho está afetado? Primeiro, é preciso deixar claro que este mal, já batizado de touch disease (“doença do toque”), só afetaria os donos de iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Até o momento, não se trata de um problema massivo e poderia limitar-se a um número reduzido de aparelhos. As falhas aparecem quando o usuário, em especial do iPhone 6 Plus, começa a ver barras piscando na parte superior da tela – o primeiro sintoma de que algo não anda bem. Depois disso, e ao longo do tempo, o telefone vai mostrando uma insensibilidade crescente na tela até que esta deixa de funcionar.

Como foi dito, alguns usuários afirmam que basta reiniciar para reviver a tela, enquanto outros dizem que apertá-la com firmeza surte o mesmo efeito. Nos dois casos, porém, seria uma solução parcial, já que o problema voltaria a surgir. A Apple reconhece esse incidente como um problema e não cobre a reparação para quem procuram o serviço técnico. Pelo jeito, a solução não é tão fácil, pois não basta trocar a tela. Como afirmam especialistas da iFixit, trataria-se de um problema de projeto em que é necessário substituir a placa principal do telefone.

Ainda não se sabe se é um problema de atualização ou de projeto dos telefones

Ao que parece, a Apple substituiu uma placa protetora de metal na placa principal do iPhone 6 por uma de plástico. Assim, o problema surge quando se dobra o dispositivo (por exemplo, quando a pessoa senta em cima do telefone ou o leva num bolso apertado), embora alguns afirmem que a mera passagem do tempo desencadeia a falha. A Cult of Mac oferece algumas dicas para evitar a “doença do toque”: usar sempre uma capa protetora, não levar o celular no bolso traseiro da calça e, claro, não sentar em cima dele. De qualquer modo, o assunto tem remédio. Só não está coberto pela garantia, pois trata-se de um aparelho lançado há dois anos. Segundo dados do último trimestre, a Apple vendeu 40,4 milhões de iPhones.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_