Sonda ‘Juno’ envia sua primeira foto de Júpiter
Nave sobreviveu sem danos a seu primeiro encontro com a brutal radiação do planeta
A nave Juno, da Nasa, enviou à Terra as primeiras imagens de Júpiter desde que chegou ao planeta em 4 de julho. A câmera da sonda, acionada seis dias depois de sua entrada em órbita, retratou em cores o gigante gasoso e suas luas Io, Europa e Ganimedes a uma distância de 4,3 milhões de quilômetros. A imagem mostra a atmosfera espetacular que recobre o planeta, incluindo a Grande Mancha Vermelha.
“Esta primeira imagem da JunoCam nos mostra que [a nave] sobreviveu sem danos a sua primeira passagem através da extrema radiação que envolve Júpiter e está pronta para explorar o planeta”, disse Scott Bolton, pesquisador-chefe da missão, em nota divulgada pela agência espacial dos Estados Unidos.
A imagem foi feita durante a primeira órbita de Juno em torno do gigante gasoso, que durará 53 dias. Esse era um dos momentos mais críticos da missão pois a sonda devia ficar presa à gravidade do planeta, mas sem cair muito em direção a ele, ou seria destroçada. A missão deve registrar imagens dos dois polos do planeta, nunca antes fotografados. A câmera fará suas primeiras fotos em alta resolução em 27 de agosto, explicou Cany Hansen, pesquisadora da missão.
Juno deve realizar 37 órbitas em torno do planeta. Será a nave que mais se aproximará de Júpiter, a 4.100 quilômetros de suas nuvens. Seus principais objetivos científicos são averiguar se o gigante tem um núcleo sólido, saber como são suas camadas intermediárias, calcular quanta água contém e obter outros dados que ajudarão a entender como se formou o Sistema Solar.
Take a peek! First pic from @NASAJuno in #Jupiter’s orbit! Close views still few weeks away: https://t.co/UjJr3xjhS9 pic.twitter.com/XMLN0O9qQg
— NASA (@NASA) July 12, 2016
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.