Exploração Espacial

Sonda ‘Juno’ envia sua primeira foto de Júpiter

Nave sobreviveu sem danos a seu primeiro encontro com a brutal radiação do planeta

‘Juno’ faz sua primeira foto desde que entrou na órbita de Júpiter. (reuters_live)
Sonda Juno

A nave Juno, da Nasa, enviou à Terra as primeiras imagens de Júpiter desde que chegou ao planeta em 4 de julho. A câmera da sonda, acionada seis dias depois de sua entrada em órbita, retratou em cores o gigante gasoso e suas luas Io, Europa e Ganimedes a uma distância de 4,3 milhões de quilômetros. A imagem mostra a atmosfera espetacular que recobre o planeta, incluindo a Grande Mancha Vermelha.

Mais informações

“Esta primeira imagem da JunoCam nos mostra que [a nave] sobreviveu sem danos a sua primeira passagem através da extrema radiação que envolve Júpiter e está pronta para explorar o planeta”, disse Scott Bolton, pesquisador-chefe da missão, em nota divulgada pela agência espacial dos Estados Unidos.

A imagem foi feita durante a primeira órbita de Juno em torno do gigante gasoso, que durará 53 dias. Esse era um dos momentos mais críticos da missão pois a sonda devia ficar presa à gravidade do planeta, mas sem cair muito em direção a ele, ou seria destroçada. A missão deve registrar imagens dos dois polos do planeta, nunca antes fotografados. A câmera fará suas primeiras fotos em alta resolução em 27 de agosto, explicou Cany Hansen, pesquisadora da missão.

Juno deve realizar 37 órbitas em torno do planeta. Será a nave que mais se aproximará de Júpiter, a 4.100 quilômetros de suas nuvens. Seus principais objetivos científicos são averiguar se o gigante tem um núcleo sólido, saber como são suas camadas intermediárias, calcular quanta água contém e obter outros dados que ajudarão a entender como se formou o Sistema Solar.

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete