_
_
_
_
_

Sonda ‘Juno’ envia sua primeira foto de Júpiter

Nave sobreviveu sem danos a seu primeiro encontro com a brutal radiação do planeta

‘Juno’ faz sua primeira foto desde que entrou na órbita de Júpiter.Foto: reuters_live

A nave Juno, da Nasa, enviou à Terra as primeiras imagens de Júpiter desde que chegou ao planeta em 4 de julho. A câmera da sonda, acionada seis dias depois de sua entrada em órbita, retratou em cores o gigante gasoso e suas luas Io, Europa e Ganimedes a uma distância de 4,3 milhões de quilômetros. A imagem mostra a atmosfera espetacular que recobre o planeta, incluindo a Grande Mancha Vermelha.

Mais informações
‘Juno’ estuda em Júpiter a história do Sistema Solar
NASA flagra aurora boreal em um dos polos de Júpiter
NASA anuncia a maior descoberta de exoplanetas até hoje
Sonda ‘Juno’ chega a Júpiter após cinco anos de viagem

“Esta primeira imagem da JunoCam nos mostra que [a nave] sobreviveu sem danos a sua primeira passagem através da extrema radiação que envolve Júpiter e está pronta para explorar o planeta”, disse Scott Bolton, pesquisador-chefe da missão, em nota divulgada pela agência espacial dos Estados Unidos.

A imagem foi feita durante a primeira órbita de Juno em torno do gigante gasoso, que durará 53 dias. Esse era um dos momentos mais críticos da missão pois a sonda devia ficar presa à gravidade do planeta, mas sem cair muito em direção a ele, ou seria destroçada. A missão deve registrar imagens dos dois polos do planeta, nunca antes fotografados. A câmera fará suas primeiras fotos em alta resolução em 27 de agosto, explicou Cany Hansen, pesquisadora da missão.

Juno deve realizar 37 órbitas em torno do planeta. Será a nave que mais se aproximará de Júpiter, a 4.100 quilômetros de suas nuvens. Seus principais objetivos científicos são averiguar se o gigante tem um núcleo sólido, saber como são suas camadas intermediárias, calcular quanta água contém e obter outros dados que ajudarão a entender como se formou o Sistema Solar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_