Real Madrid vira o jogo e vence o Barcelona por 2 a 1 no Camp Nou

Com um a menos, time bate o rival com gol de Cristiano Ronaldo aos 39 do segundo tempo

Ronaldo chuta para marcar o gol da virada.
Ronaldo chuta para marcar o gol da virada.M. F. (AP)

O Real Madrid venceu o Barcelona por 2 a 1 (veja os gols no minuto a minuto abaixo), de virada, e levou um dos maiores clássicos do futebol mundial, disputado no Camp Nou pelo Campeonato Espanhol. Messi, Neymar e Suárez estiveram muito apagados. Muito bem marcados, criaram poucas jogadas de perigo e perderam lances que normalmente transformariam em gols. Do outro lado Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale foram bem. Ajudaram até na defesa e foram peças decisivas na vitória, que aconteceu contra todas as previsões possíveis para a partida. Os três marcaram gols. Benzema anotou o empate dos visitantes, Bale marcou gol legal de cabeça mas o juiz errou e anulou, e Cristiano fez o da virada, aos 39 do segundo tempo. O Real não vencia de virada dentro do estádio do arquirrival desde 1965, quando ganhou também por 2 a 1.

Dois números também chamavam a atenção antes da partida. O Barcelona poderia chegar a 40 jogos de invencibilidade e Messi tinha boas chances de marcar contra o arquirrival o gol de número 500 na carreira (falta apenas um). Não deu. O Real quebrou a maior sequência sem derrota de um time na história do futebol espanhol graças a uma aplicação tática que há muito tempo não se via na equipe. Casemiro, escalado como titular, foi fundamental para anular as ações do trio de ataque do Barça. E Marcelo, pela lateral-esquerda, foi perfeito tanto na defesa quanto no ataque.

No começo do jogo, porém, o roteiro parecia o mesmo das últimas 39 partidas do Barça. O time dominou a posse de bola e empurrou o Real para a defesa. Logo aos 9 minutos, Neymar deixou Suárez na cara do gol, mas o uruguaio perdeu (veja o lance abaixo). Na sequência, Sergio Ramos levou cartão amarelo. Ele deveria ter sido expulso ainda no primeiro tempo, mas o juiz deixou passar pelo menos dois lances antes de finalmente mostrar o vermelho para o capitão do Real aos 37 do segundo tempo. Sem grandes emoções, a primeira etapa terminou 0 a 0, com o duelo totalmente aberto.

Logo no início do segundo tempo, no entanto, Piqué mudou o ritmo do jogo. Após cobrança de escanteio, ele subiu mais que Pepe e cabeceou para abrir o placar, mas a vantagem durou muito pouco. Seis minutos depois, Benzema aproveitou cruzamento e acertou lindo voleio para empatar. Golaço. Depois da entrada de Jesé no lugar de Benzema, aos 31 minutos, o Real teve dez minutos de bombardeio contra o Barcelona. Num dos ataques, Bale aproveitou cruzamento de Ronaldo, subiu mais que Alba e desviou de cabeça para virar a partida. O árbitro, equivocadamente, anulou o gol e marcou falta do galês, que não existiu. Melhor no jogo, porém, o Real conseguiu a virada aos 39 minutos, já sem Sergio Ramos, que havia sido expulso dois minutos antes. Cristiano Ronaldo recebeu cruzamento na área, ganhou de Dani Alves, matou no peito e mandou para as redes. No final, 2 a 1 e muita comemoração do lado do Real, que chegou aos 69 pontos, na terceira posição do Espanhol, um ponto atrás do Atlético, vice-líder com 70. O Barça continua na ponta com 76.

Veja como contamos todos os lances de Barcelona 1x2 Real Madrid pelo Campeonato Espanhol:

Gustavo Moniz
Ficamos por aqui! Muito obrigado pela companhia e até a próxima.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Já com um a menos, depois da expulsão de Sergio Ramos, Cristiano Ronaldo ganhou de Dani Alves e fez o gol da virada aos 39 do segundo tempo.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Aos 34 do segundo tempo, o juiz anulou gol legal de Bale.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Seis minutos depois, Benzema empatou com um golaço.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Aos 10 do segundo tempo, Piqué abriu o placar para o Barcelona.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Vamos aos lances do jogo. Suárez perdeu esse gol feito logo aos 9 minutos de jogo.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Comemoração no vestiário do Real Madrid.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Destaques positivos do jogo: Marcelo e Casemiro pelo Real Madrid. Jogaram demais e foram decisivos na vitória. Depois da expulsão de Ramos, Marcelo ficou com a braçadeira de capitão do Real.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
O Real Madrid encerra a maior sequência sem derrotas da história do futebol espanhol: 39 jogos de invencibilidade do Barcelona.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Vitória importante e justa do Real. O juiz errou para os dois lados. Demorou para expulsar Sergio Ramos, prejudicou o Barça. Anulou gol legal de Bale, prejudicou o Real. No fim, valeu a marcação perfeita do time de Madri e a falta de inspiração de Messi, Suárez e Neymar.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Apita o árbitro, fim de jogo no Camp Nou!
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
46 minutos. Bola cruzada na área do Real, Arda chuta de primeira em cima da zaga do Barça.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
45 minutos. Alteração no Real: sai Bale, entra Lucas Vázquez.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
45 minutos. O Barcelona tenta o empate desesperadamente. Vai caindo a invencibilidade de 39 jogos do time catalão.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
O gol de Cristiano Ronaldo, da virada do Real.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
Erro de Daniel Alves, que estava na marcação de Ronaldo e deixou o português dominar na área e chutar para o gol.
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
40 minutos. Bale recebe pela direita e cruza na área, no segundo pau. Cristiano Ronaldo ganha de Dani Alves, domina no peito e bate forte na saída de Bravo! Vira o jogo o Real com um jogador a menos!
Gustavo Moniz
Gustavo Moniz
GOOOOOOOOOLLLLL!!! DO REAL MADRID!!! CRISTIANO RONALDO!!
Gustavo Moniz

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: