Brincadeira do Google de 1º de abril, Dia da Mentira, irrita usuários do Gmail
Para comemorar o Dia da Mentira, Gmail inclui GIF de um minion nos seus e-mails
O serviço de e-mails do Google errou a mão na sua brincadeira de 1º de abril, o Dia da Mentira. A partir da meia-noite desta sexta-feira, muitos usuários do Gmail inseriram por engano em suas mensagens um GIF animado em que um minion vestido de rei deixa cair um microfone. A brincadeira provocou queixas porque foi considerada inoportuna, por exemplo, no caso de mensagens enviadas por questões de trabalho, para avisar de um falecimento ou dar uma má notícia.
Às 4h49 (hora de Brasília) a empresa admitiu que foi um erro. “Parece que desta vez fizemos uma pegadinha contra nós mesmos. Devido a um bug, a função MicDrop está causando mais dores de cabeça do que risadas. Sentimos muito. A função foi desativada. Se você ainda a estiver vendo, recarregue a página do Gmail”, respondeu Crystal Cee, do Gmail, a uma das queixas no fórum do Google.
A companhia oferecia a possibilidade de anexar à mensagem o GIF do minion brincalhão, usando um botão laranja especialmente incorporado para o Dia da Mentira. Mas esse botão ficava bem ao lado do botão de envio comum, e muita gente se confundiu, o que se refletiu em reclamações dos usuários em diferentes fóruns do Google. Não havia nenhum pedido de confirmação, e não haveria nenhum problema, em princípio, se o e-mail fosse parte de uma conversa entre amigos. Mas, numa comunicação formal ou profissional, a brincadeira perde o sentido.
No fórum do Gmail há vários relatos, mas é possível que alguns deles não sejam reais, já que se trata de um fórum aberto. Nessas postagens, os usuários reclamam por ter enviado o GIF animado junto com um currículo, uma mensagem para a chefe ou um pedido de oração.
Get the last word with Gmail Mic Drop https://t.co/v3wbrqglOZ pic.twitter.com/PRfgLO9Mzw
— Gmail (@gmail) March 31, 2016
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.