Verne

O ‘haka’ viral que emocionou os noivos no dia do casamento

Vídeo foi reproduzido 32 milhões vezes no Facebook em apenas dois dias

Os gritos, pancadas no peito e gestos podem fazer a dança tribal parecer à primeira vista uma coisa violenta, mas na verdade o haka é uma demonstração de respeito -nesse caso ao noivo, por parte do padrinho desse casamento celebrado em Auckland. Como se vê na gravação, conforme se desenvolve a coreografia, outros convidados passam a participar, incluindo damas de honra. No final, também os noivos, emocionados, entram na dança. A gravação termina com o casal abraçando a família e os amigos em meio a um silêncio impressionante.

O vídeo foi produzido e publicado pela empresa local Westone Productions, mas foi a conta do Facebook I’m proud to be Tongan que o popularizou, fazendo com que fosse compartilhado mais de 360.000 vezes.

O objetivo inicial dessa dança era intimidar o inimigo, mas hoje em dia é usada também para comemorar acontecimentos importantes. Por exemplo, o haka já foi empregado como forma de honrar um jogador de rúgbi em sua despedida, como aconteceu em novembro de 2015 com o finado Jonah Lomu. Seus companheiros e amigos da seleção nacional da Nova Zelândia lhe renderam tributo dessa forma no dia de seu funeral.

Neste link é possível ver outras imagens de Benjamin e Aaliyah Armstrong no dia de seu casamento.

Arquivado Em: