O ‘haka’ viral que emocionou os noivos no dia do casamento
Vídeo foi reproduzido 32 milhões vezes no Facebook em apenas dois dias
É muito comum na Nova Zelândia presenciar um haka, dança inspirada num tradicional ritual de guerra maori. Costuma ser feito antes das partidas de rúgbi, o esporte nacional, mas poucas vezes ocorre antes de casamentos. Os familiares e amigos dos recém-casados Benjamin e Aaliyah Armstrong fizeram um, de surpresa, para os noivos. O vídeo compartilhado no Facebook superou, em apenas dois dias, 32 milhões de reproduções.
Os gritos, pancadas no peito e gestos podem fazer a dança tribal parecer à primeira vista uma coisa violenta, mas na verdade o haka é uma demonstração de respeito -nesse caso ao noivo, por parte do padrinho desse casamento celebrado em Auckland. Como se vê na gravação, conforme se desenvolve a coreografia, outros convidados passam a participar, incluindo damas de honra. No final, também os noivos, emocionados, entram na dança. A gravação termina com o casal abraçando a família e os amigos em meio a um silêncio impressionante.
O vídeo foi produzido e publicado pela empresa local Westone Productions, mas foi a conta do Facebook I’m proud to be Tongan que o popularizou, fazendo com que fosse compartilhado mais de 360.000 vezes.
O objetivo inicial dessa dança era intimidar o inimigo, mas hoje em dia é usada também para comemorar acontecimentos importantes. Por exemplo, o haka já foi empregado como forma de honrar um jogador de rúgbi em sua despedida, como aconteceu em novembro de 2015 com o finado Jonah Lomu. Seus companheiros e amigos da seleção nacional da Nova Zelândia lhe renderam tributo dessa forma no dia de seu funeral.
Neste link é possível ver outras imagens de Benjamin e Aaliyah Armstrong no dia de seu casamento.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.